Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

domingo, 30 de junho de 2013

Aos amantes dos Beatles

O grupo Encantos - catando histórias montou um espetáculo pra lá de especial!  Depois de conquistar o público com contações de histórias temáticas e bem trabalhadas, o grupo envereda no mundo da maior banda de rock de todos os tempos - os Beatles. 


Para quem nunca assistiu contações do grupo, eles intercalam trechos da história com músicas ligadas ao tema, conseguindo prender a atenção dos pequenos e dos adultos.
O espetáculo ocorrerá em única apresentação ( por enquanto) no auditório da livraria Cultura no próximo sábado ( 6 de julho) às 17:00h. 
Embora o show seja de graça, uma senha de acesso é distribuída 1h antes, na área infantil da livraria. Já fiquei de fora algumas vezes de shows na livraria Cultura pois as senhas acabam rapidinho, aconselho chegar cedinho. 

Acesse a página do grupo no facebook para acompanhar a agenda de shows e dicas legais de brincadeiras com as crianças. Em julho, o grupo promete voltar ao Del Paseo aos domingos, 17h,  com novas contações de histórias.
 
Nos vemos lá!


terça-feira, 25 de junho de 2013

Corrida Pão de Açucar Kids

No ano passado divulgamos aqui no blog a primeira corrida Pão de Açucar Kids em Fortaleza ( Run Forest, Run). Agora venho anunciar que as incrições da segunda edição do evento ainda estão abertas! A corrida ocorrerá na Unifor - pista de atletismo - no dia 6 de julho iniciando às 8 da manhã. Podem participar crianças de 2 a 12 anos. O valor da inscrição é de R$ 40,00 o que dá direito a um kit da corrida distribuído no dia do evento, brincadeiras e muita animação. Quem foi o ano passado garante que vale a pena.
As crianças são divididas em categorias de acordo com o ano de nascimento.  Meus meninos estarão lá correndo 50 metros com muita alegria!
Veja AQUI galeria de fotos da corrida do ano passado e anime-se para o evento.
Para mais informações e inscrições clique AQUI.
Bom sábado de atleta para o seu filho!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os Monstros estão de volta!


Começou “Universidade Monstros”, o segundo filme da série Monstros SA. Não é bem uma continuação do primeiro... Na verdade mostra como a grande amizade entre Sullivan e Wazowski começou. A relação deles não foi sempre um mar de rosas. Eles tiveram que superar grandes diferenças para construir uma amizade. O filme tem grande aprovação da crítica especializada e do público. 

Confira! Além de super divertido, promete transmitir um linda mensagem para nossos pequenos.

Confira aqui o trailer dublado em português e os horários das sessões em 3D e 2D.
Bom cineminha!

(Monsters University)
Mike Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável, mas nem sempre foi assim. Desde o momento em que esses dois monstros incompatíveis se conheceram, eles não se suportam. Universidade dos Monstros revela o segredo de como Mike e Sulley superaram suas diferenças e se tornaram melhores amigos.
Duração: 98 min
Censura: Livre
Gênero: Animação
Diretor: Dan Scanlon
Elenco: John Goodman, Steve Buscemi, Billy Crystal e Helen Mirren

Sessões do filme

UCI Ribeiro Iguatemi - Sala 01 Sessões: 13h40, 16h, 18h20 e 20h50 - EXIBIÇÃO EM 3D Característica: dublado
UCI Ribeiro Iguatemi - Sala 09 Sessões: 14h50, 17h10, 19h30 e 21h55 Característica: dublado
Centerplex Via Sul - Sala 4 Sessões: 13h, 15h20, 17h40 e 20h Característica: dublado
Centerplex Via Sul - Sala 5 Sessões: 12h, 14h20, 16h40 e 19h - EXIBIÇÃO EM 3D Característica: dublado
Cinesercla Iande Caucaia - Sala 03 Sessões: 14h10 - EXIBIÇÃO EM 3D Característica: dublado
Arcoplex Stadium - Pátio Dom Luís - Pátio 2 Sessões: 13h10, 15h15, 17h20 e 19h25 - EXIBIÇÃO EM 3D Característica: dublado
Centerplex Maracanaú - Sala 2 Sessões: 15h50, 18h10 e 20h30 Característica: dublado
Cine Renato Aragão - Sala 3 Sessões: 14h30 e 19h Característica: legendado
North Shopping - Sala 3 Sessões: 13h20, 15h40, 18h e 20h30 Característica: dublado
Arcoíris Aldeota - Sala 3 Sessões: 14h20, 16h30 e 18h40 - EXIBIÇÃO EM 3D Característica: dublado
Arcoíris Del Paseo - Sala 2 Sessões: 14h, 16h10, 18h20 e 20h30 Característica: dublado
Cine Benfica - Sala 3 Sessões: 15h e 17h30 - EXIBIÇÃO EM 3D Característica: dublado

terça-feira, 18 de junho de 2013

A noite de um Brasil melhor

-->
Ou: A revolta do Tatu Bola.

Ontem a noite, a “historinha de luz apagada” já tinha tema certo. Não tinha Ben 10 ou Incríveis que roubassem a cena do povo brasileiro. A liga da justiça ia ganhar cara nova, a cara do povo! Como colocar meu menino para dormir em uma noite tão importante e não falar das dezenas de manifestações que ocorriam em todo país? Impossível não falar no assunto, mas COMO falar era a questão.

Inspirada pelo site “Recontando”, que adapta reportagens a uma linguagem mais clara e simplificada para que as crianças possam entender melhor,  contei a história do Fuleco. Que foi mais ou menos assim...

"Era uma vez um tatu bola chamado Fuleco. Ele era querido por todos e tido como um símbolo do nosso país. Ele era tão querido que foi escolhido para ser o mascote da copa do mundo de futebol.

Apesar de ser tão admirado, o Fuleco estava tendo problemas. Ele morava em Brasília, em um buraquinho muito bonito e bem cuidado. Tinha cerquinha branca ao redor do buraquinho, plantinhas pelo jardim e uma grande azeitoneira fazendo sombra. Sua casa ficava pertinho da casa da Presidente Dilma e da de outras pessoas importantes do nosso país.

Fuleco adorava onde morava, mas de uns tempos pra cá sentia-se mais incomodado com o que faziam com ele. Derrubavam sua cerca, ele reconstruía. Pisavam em suas plantas, ele replantava. Jogavam lixo em sua casa, ele limpava... Até que um dia cortaram sua azeitoneira, levaram embora sua sombra. Fuleco ficou muito triste e foi reclamar para a presidente Dilma, sua vizinha.

Ele era tão pequenininho que ninguém o escutava. Ou se escutavam, não o viam, pois nem olhavam pra baixo. Fuleco tinha que achar um jeito de ser notado, então teve uma ideia. Marcou uma reunião com os outros tatus bola da região. Fuleco ficou surpreso em saber que todos tinham problemas parecidos, e alguns tinham problemas até piores que os dele.

Então estava resolvido, eles iriam se unir para mostrar seus problemas e poderem ser ouvidos. Um só tatu bola é fácil de não ver, mas se forem muitos... E foi isso que aconteceu. Uniram-se mais de 300 mil tatus bola em todo o país. Já pensou?

( André interrompe a história: “só sei contar até 190 mamãe...”)

Fuleco e sua turma
Era muita bolinha junta, e rolavam de um lado para o outro, batendo nas coisas, fazendo barulho. Ficou impossível de não ver todas aquelas bolinhas. E assim Fuleco conseguiu dar seu recado, falar para a Presidente Dilma que tinham arrancado a sua azeitoneira, e já que estava sendo ouvido, falou da cerca, das plantas, do lixo..."

Agora é hora de dormir, amanhã a mamãe continua...

E espero de coração continuar esta estorinha por muitos dias, e que ela tenha vários finais e recomeços felizes. Depois ele lerá novamente nos livros de história, e reconhecerá a azeitoneira com o nome de “20 centavos”

Bons SONHOS a todos!!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Zip Zap, domingos, de graça!

Programinha sempre bom de assitir! 
 
Aos domingos de junho, o grupo Zip Zap apresenta o espetáculo de contação de histórias “Aquarelas de Histórias”. A peça é apresentada por Ana Maria e Jacinto Monte, sempre às 16h, no Teatro Sesc Senac Iracema. A entrada é gratuita.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Historia de feitiçaria ( e coragem, e conquistas e... cocô)


-       Não consigo mamãe...
-       Uhn... Sendo assim, acho que vou ter que tomar uma medida drástica.
-       O que, mamãe?
-       Vou ter que falar com a Bivó Celina.
-       Por que?
-       Ah, você não sabia? A Bivó Celina era feiticeira, uma bruxinha do bem, e ela sempre tem solução pra tudo. Posso falar com ela para ver se ela tem a fórmula do cocô?
-       Será que ela tem?
-       Não sei, não custa nada tentar...

E foi assim que toda a história começou. André controlava os esfíncteres desde os 2 anos, porém nunca teve coragem de fazer cocô na privada e sempre pedia a fralda.  Aos 4 anos e meio, resolvi leva-lo à psicóloga. Fez consultas semanais durante quase 6 meses, sem progressos. Tirei da psicóloga e parei de falar no assunto ou pressiona-lo por alguns meses. ( post - A sala de espera) E aí, voltei com força total! Plano novo. O rico imaginário de uma criança de 5 anos seria meu aliado. Associei com memórias da minha própria infância e coloquei meu plano em ação. Contei também com a força de vontade do meu filhote, que também já se sentia constrangido e incomodado o com a situação.

Passados alguns dias da primeira conversa...

-       André, falei com a Bivó.
-       E ela tinha a fórmula, mamãe?
-       Ela disse que ia procurar no porão da antiga casa, onde ela tinha seu caldeirão.
-       Caldeirão?!
-       Claro, onde você acha que ela preparava os remédios e fórmulas que solucionavam quase tudo?
-       Ah... E você já viu esse caldeirão?
-       O caldeirão não, mas quando eu era criança, lá na casa da bivó...

O presente pós conquista
E aí me deixei viajar nas recordações de infância. ( post - Um cheiro que só lá tem) Meus avós moravam em uma casa na avenida Antônio Sales, bem longe do meu mundinho familiar da Cidade dos Funcionários, onde passei toda minha infância e adolescência. Atrás da casa havia um quintal e lá tinha um quartinho, e esse era o local perfeito para as atividades secretas da vovó. Como todo bom quartinho de quintal, este era cheio de quinquilharias, e por que não dizer de ingredientes para as fórmulas mágicas. As prateleiras eram cheias de garrafas e latas velhas. Não ousava abri-las na infância, mas agora imagino as asas de morcegos, patas de aranhas e olhos de sapos dentro delas... E contei algumas das minhas aventuras com minha irmã e meu primo Daniel para André. Isso nos rendeu várias historinhas para dormir durante aquela semana. Cada noite uma, aguçando a imaginação do meu menino.

Em um domingo, quando André já não fazia cocô há 4 dias, resolvi colocar o plano em ação!

-       André, surpresa, a bivó conseguiu a fórmula!
-       Sério? E cadê?
-       Ela disse que só pode dar na hora exata. Disse também que não é um fórmula simples, ela é especial. Ela dá coragem e valentia e por isso a pessoa consegue fazer cocô. Quando você quiser tentar, avisa a mamãe que eu preparo.
-       Tá bom.

A noite, meu menino já cansado das brincadeiras de domingo, disse:
-       Eu quero tentar, mamãe.

Meu coração acelerou... Era agora ou nunca! Meu plano tinha que funcionar!
Peguei o copinho mais enfeitado que eu tinha, coloquei a fórmula mágica com cuidado ( Lactulona, para dá uma ajudinha farmacológica) e pronto!

André sentou na privada e tomou apreensivo a fórmula, até a última gota.
-       André, olha!
-       O que mamãe?
-       A luzinha! Bem que a Bivó falou! Ela disse que uma luzinha ia descer da sua boca até a barriga. Quando a luzinha chegar lá embaixo o cocô sai!
-       Tu me avisa então.
-       Ok.

Tentei distrai-lo um pouco, sentei-me e comecei a conversar sobre as história da bivó. De vez em quando checando onde a luzinha estava e tentando tranquiliza-lo, pois a medida que a luz descia ele mostrava-se mais ansioso. Até que a luz chegou no pé da barriga. Era chegada a hora...
Depois de quase 20 minutos tentando, eu já havia desistido. Inventei uma desculpa qualquer sobre a fórmula, disse que ia tentar conseguir outra e saí cabisbaixa.
Dois minutos depois, enquanto tomava banho, meu menino entra no banheiro e diz: Consegui!!!
Nunca havia vista tamanha expressão de contentamento e alegria no rosto do André. Saí correndo enrolada na toalha, os olhos cheios de lágrimas e peito transbordando de orgulho do meu menino. Ele tinha conseguido!

Abraços, beijos, presentes e título de menino mais corajoso do mundo ( além de ser bisneto da feiticeira Celina- o que já é uma grande honra)

Da lá pra cá tudo transcorrendo bem. Utilizamos a fórmula mágica umas 2 vezes mais e depois André ficou independente das feitiçarias.
Fraldas nunca mais!!

A bivó Celina ainda não sabe da história, mas recebeu sem entender uma encomenda de uma fórmula secreta para parar de chupar o dedo. Igor aguarda ansioso. ;-)