Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Esse ou esse?

Perguntas idiotas, respostas que podem acabar com o seu dia! Cuidado com o que você propõe ou pergunta ao seu filho!
Crianças adoram achar que dominam a situação e que são senhoras de si. Afinal, quem não gosta? Dar escolhas às crianças é uma forma saudável de estimular a independência e autoestima, porém, o faça da forma correta e sempre deixe claro os limites.
Vou retratar algumas situações específicas e sugestões alternativas para todo mundo ficar feliz!
Pergunta 1. Você quer vestir qual roupa para ir a festinha?
Corre-se o risco dele querer ir com a fantasia do tarzan ou com a camisola da bela adormecida. E você vai ter que gastar bons minutos o convencendo de que essa não foi uma boa escolha e talvez ouvirá muto choro. E na verdade tudo que ele fez foi responder uma pergunta sua.
Pergunta alternativa 1.1 Você quer vestir esta(1) ou esta(2) roupinha para ir a festinha?
Uma triagem básica das roupas disponíveis seria bem interessante. Você terá um filho lindo na festa e seu ele ainda ficará todo feliz por que escolheu a própria roupa.
Pergunta 2 Você quer almoçar o que?
Não faça essa pergunta a não ser que você esteja tranquila com um menu de bolachas recheadas com coco-cola. Eu responderia McDonalds sem titubiar :)
Pergunta alternativa 2.1 Você quer comer o que de sobremesa depois de raspar o prato do almoço?
Assim você deixa claro que ele vai ter que almoçar tudinho o que você oferecer, mas ao mesmo tempo o dá a liberdade de tomar um sorvetinho ou um pirulito de bônus!
Pergunta 3 Você ama a vovó?
Muito arriscada essa pergunta! Crianças são impulsivas quando se trata de sentimentos.
Pergunta alternativa 3.1 Nenhuma. Abrace, beije, diga que ama e deixe por isso mesmo. Já já ele diz: Eu amo você, vovó.
Pergunta 4 Vamos tomar o remedinho ( fazer aerosol, lavar nariz...)?
Remédio?! Quem gosta de tomar remédio? A resposta é obvia neste caso: agora não!
Pergunta alternativa 4.1 Você vai tomar o remedinho na seringa ou no copinho hoje? Vai tomar o vermelho ( tylenol bebe) ou o amarelinho ( Ibuprofeno suspensão)? - isso vale para febre ou dor, quando os dois farão um bom efeito. Perguntar a criança melhora a aceitação da medicação.
Bem, acho que vocês captaram a idéia. A dica é sempre dar opções fechadas. Com um tempo de treino você estará craque na arte de perguntar e dar escolhas. Essa tática ajuda bastante no dia-a-a-dia, conseguindo que seu filho expresse menos resistência ao banho ( com chuveirinho ou biquinha? No banheiro da mamãe ou no seu?), a se arrumar ( esta ou aquela roupa), comer ( beterraba ou cenoura?)... O segredo é faze-lo sentir-se o dono da situação. Todos ganham!
Boa sorte.
Perguntas para exercitar :)
1. Qual o brinquedo você emprestará ao seu irmão hoje?
2. Qual picolé você vai escolher depois da água de coco ( na praia)?
3. Vai cortar primeiro as unhas dos pés ou das mãos?
4. A escova de dentes do batman ou do Bob esponja? ( tenho sempre 2 ou 3 para conseguir escovar os dentes do André bem escovados)

Um comentário:

  1. Meninas as minha opcoes sao bem mais restritas!! Hahahah. Aprendi com a sabia Tia Dolores: tudo eh meu e eu mando em tudo!!! ahahahahahahah

    ResponderExcluir