Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O que faz do dia da criança um dia feliz?

Fazer nossos filhos felizes é o que mais queremos, não é? E o dia da criança é um dia em que geralmente os vemos radiantes. Qual o motivo de tanta felicidade? Muitos de nós responderia que o fato de ganhar um brinquedo novo é o grande motivador dos sorrisos e da euforia. Será?

Uma pesquisa ( a primeira do gênero já feita no Brasil) realizada pelo instituto de pesquisa Datafolha a pedido da Sociedade Brasileira de Pediatria esclarece os possíveis motivos da felicidade. 
A pesquisa avaliou sentimentos infantis em situações diversas. O instituto entrevistou mais de 1200 crianças em todo o Brasil e uma das primeiras conclusões foi que o que faz uma criança da Oscar Freire feliz são praticamente as mesmas coisas que deixam o menino da periferia de Recife feliz também. Os sentimentos são universais! 
Mas a surpresa maior revelada pela pesquisa vem como um tapa na cara do consumismo. Não importa muito o tipo de brinquedo ou presente recebido e sim se a criança vai brincar com os amigos, irmãos e pais, todos juntos.
A pesquisa não aborda especificamente o Dia da Criança, mas questiona sobre o dia do aniversário, quando as crianças recebem muitos presentes. Eles parecem gostar mesmo é da atenção dispensada a eles naquele dia, a família e os amigos reunidos. Os presentes são secundários.  

Olhem aí o que realmente faz nossas crianças ficarem felizes:

Na correria dos nossos dias tempo é artigo raro, e tempo para ficar com os filhos mais raro ainda, mas existem outras formas de se fazer presente. O importante é estabelecer uma conexão forte com seu filho, fazer com que ele se sinta seguro.

"Presença física é importante, mas não é só a isso que Lídia se refere quando fala em presença. Saber onde o filho está, o que vai comer, se está usando casaco em dia de frio, se voltou da escola bem ou se vai ter um aniversário de um colega e é preciso comprar um presente são cuidados à distância que fazem diferença na relação familiar. “As crianças sentem essa conexão”, diz Lídia."

A pesquisa também ajuda, nós pais, a encararmos melhor as derrotas dos nossos filhos. Achamos que ganhar sempre é o melhor para eles. E na verdade,  frustrações são essenciais no desenvolvimento emotivo da criança e pelo que a pesquisa informa, nós as valorizamos muito mais que nossos filhos.

"Outra impressão dos pais desfeita pela pesquisa é o que deixa os filhos muito tristes. Os adultos de sete famílias, dentre as dez ouvidas, apontaram perder em jogos e competições. Para 47% das crianças, tristeza é brincar sozinho. Perder não foi citado como motivo de tristeza."



Crianças adoram praticar esportes e com certeza não ganham sempre as partidas que disputam. A alegria de interagir com o grupo e fazer uma atividade estruturada e divertida é muito mais significativa do que o fato de existirem derrotas, mesmo que frequentes. 

A escola também traz muita felicidade para a criança, mostra a pesquisa. Se as férias representam o período preferido da maioria, estar em sala de aula, falar na frente da turma e até fazer a tarefa também deixa a maioria das crianças felizes!


Voltando ao dia da criança... 
Ele pode ser muito divertido e bem baratinho. Ser lembrado por toda a vida e não representar prestações no cartão de crédito que não acabam nunca. 
Um café da manhã em família, cineminha todo mundo junto, praia com os primos, convescote no parque, compras com o papai, teatro no colo da mãe, pizza em família no chão da sala...

Fica a dica para que tenhamos crianças SEMPRE felizes.

PS. Para acessar a reportagem da revista Época que fala sobre a pesquisa, clique aqui.

Um comentário:

  1. Simplesmente fantástica essa reportagem! E concordo com o estudo feito!!! Tenho duas filhas gêmeas de 3 anos e 6 meses e elas ficam em extremo estado de felicidade em estar com os pais, principalmente quando brincamos de esconde esconde. Enfim... valorize sua família e brinque com seus filhos... Eles crescem muito rápido!!!

    ResponderExcluir