Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Não estou cansada, e aí?

 Já recebi esse quadrinho várias vezes e de fontes diferentes. Todas as vezes me dá um frio na espinha e uma inquietação. Ele parece me perseguir no Instagram e no facebook. Finalmente paro para escrever aqui no blog sobre ele.

Não escrevi antes por que estava muito cansada exercendo minha função de mãe hehehehe. Não resisti a essa piadinha.

Mas será que só eu vejo garras afiadas e dentes pontiagudos nesse quadrinho fofo e singelo? 

Vamos lá. Imagine-se levando seu filho recém-nascido para casa pela primeira vez. Você leu, preparou-se, ouviu conselhos e seguiu seus instintos para ser uma boa mãe. Criou uma rotina confortável com seu bebê e sua família. Sendo disciplinada, conseguiu que seu filho tivesse mamadas regulares e que dormisse grande parte da noite, com isso pôde programar seu dia, namorar, cuidar-se, fazer exercícios, ter uma vida social saudável. Isso fez de você uma mãe mais leve, menos estressada e menos cansada porém, infelizmente, provavelmente você não está fazenda a coisa certa.

Se você sabe suas limitações e balanceia suas necessidades com as necessidades de seus filhos de uma forma a terem ambos uma rotina confortável e sem atropelos, provavelmente você não está fazenda a coisa certa.

Se você abre mão de algumas coisas, ou sacrifica outras para sentir-se melhor e mais bem disposta, provavelmente você não está fazenda a coisa certa. 

Se você acredita em uma maternidade saudável, respeitando a si mesma e a seus sonhos fora do universo infantil, provavelmente você não está fazenda a coisa certa.

Se você sacrifica um pouco do tempo com seu filho para fazer coisas que gosta e que fazem bem a você, seja ir ao salão de beleza, fazer Pilates ou um curso de fotografia, e com isso sente-se mais alegre e disposta para aproveitar com qualidade o tempo com as crias, provavelmente você não está fazenda a coisa certa.

Será? Não acredito nisso.  Desculpem-me os que compartilharam esse negócio, mas acho esse quadrinho ridículo. Esse quadrinho representa toda a culpa materna disfarçada em tons pastéis. Esse negócio é a cara daquelas mães que julgam, comparam e desvirtuam a educação que você dar para os seus filhos. 

Digo-lhes: 
Se você acredita que a maternidade deve sempre levar a exaustão, que ao final do dia você sente-se morta de cansada mas topa brincar de Cata Catota ( um dos brinquedos mais ridículos do mundo Rsrsrs) por mais 30 minutos com seus filhos, eu lhes digo em letras garrafais:  MUITO PROVAVELMENTE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A COISA ERRADA!

Claro que cansa, mas não TEM que cansar! Você provavelmente está fazenda a coisa certa quando consegue estabelecer uma rotina de equilíbrio. Sente-se feliz e transborda alegria, e não cansaço, para seus filhos.
Agora, aí vai a minha versão do bendito quadrinho.  Por uma maternidade mais saudável!
 






Um comentário: