Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Menino ou menina?


A matéria que inspira esse post me foi enviada por uma grande amiga ( Motherhood Monday: on having a boy, do blog A cup of Jo). Adorei a matéria, adorei a sinceridade e na verdade me abriu a mente para coisas que eu havia sentido e nem tinha percebido( ou falado).
Quando estava grávida do meu primeiro filho, André, esperei calmamente até 16 semanas para saber o sexo do bebê. Não teve alvoroço, nem ansiedade. Eu tinha certeza que era um MENINO lindo. E era mesmo. Fiquei feliz. Sentia-me preparada para criar um menino, gostava de futebol, de carros e brincadeiras radicais - tudo que meninos adoram. Corri para a loja e comprei a primeira roupinha de menino para André. (foto) Porém, depois de ter lido o post da Jo, pensei realmente se não desejava secretamente uma pequena MENINA. Que posso até ter sentido, lá no fundo do meu coração, uma pitada de tristeza. Difícil definir agora, pois não me vejo sem a minha dose cavalar diária de testosterona em minha casa. ( 2 FILHOS, e um MARIDO maravilhoso). Na minha segunda gravidez, estranhamente tb senti a mesma sensação de que era um menino e não deu outra. Desta vez, posso dizer com mais certeza que fiquei um pouco desapontada, como se as saídas para o shopping com minha filha, a ida aos jogos de vôlei e apresentações de ballet me fossem roubadas. Vergonha de dizer isso? Que nada, é isso que a Jo relata em seu blog. Não amo menos meu filho por ter sentido isso no início, e nem devo ter vergonha de falar pois não há nada mais humano do que idealizar um filho.
Secretamente desejamos que nossos filhos sejam meninos ou meninas, tenham olhos azuis e cabelos pretos encaracolados, gostem de jogar futebol e tocar violão... Secretamente criamos imagens e futuros bem traçados para nossas crianças. Porém é abertamente que vivemos o dia a dia desses MENINOS E MENINAS, é abertamente que os amamos do jeito que são, e abertamente tentamos educa-los para que tornem-se os melhores MENINOS E MENINAS que poderíamos ter.

3 comentários:

  1. Oi, Iusta, td bem?
    É a Rafaella, esposa do André que estudou co vc no Hildete de Sá. Desculpe, mas estou me "intrometendo" com os amigos do FB do André (é que o FB é dos dois, mas ele disse para não misturarmos os amigos - rsrrsrsr!!).
    Mas, só para te dizer q qdo soube do seu blog, me apaixonei! Vc escreve super bem e além do mais, seus Meninos são lindosssssssssssss demaisssss!!! Então saiba que vc tem aqui uma seguidora e fã!
    Abraços e Feliz Páscoa para vc e toda sua Família mais linda do mundo!
    Rafaella Alvarenga

    ResponderExcluir
  2. E eu, que nem queria filhos e vieram de tocaia... nao hah quem nao ame depois o que se tem, mas nao eh pecado idealizar antes!

    ResponderExcluir