Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aventuras de uma mãe de dois




Só sabemos o quanto nossa vida era calma com 1 filho quando temos o segundo. Dividi-se tempo, dinheiro, atenção e tem-se que multiplicar a calma, paciência e tolerância para educar e cuidar de crianças em fases diferentes de desenvolvimento.
Quando tive Igor, meu segundo filho, fiz difíceis escolhas, dividi meu tempo de forma bem desigual. André continuou ocupando grande parte do meu tempo livre e Igor ficou com as mamadas e muitas vezes nem isso, graças a desmamadeira e a uma ótima babá. A programação com André continuou intensa: sorvetes no final de tarde, Y-park, circo, parquinhos, teatro, livraria, cinema... E o Igor? Em casa. Bebês ficam bem quando aconchegados e bem alimentados. Esse era o mantra que eu repetia a mim mesma para espantar a culpa por ficar tanto tempo longe.
Hoje, Igor já é um rapaz. Aconchego e alimento não o satisfazem mais. Precisa ter brincadeira, atenção, espaço e muita diversão. Igor já pode participar de muitas das programações que faço com André e segura bem o ritmo. E aí o bicho pega. Sair com um eu tiro de letra, sair com dois já é mais complicado. Tive que passar por um processo de educação pessoal e perder o medo e a dependência de uma babá o tempo todo. Comecei com doses homeopáticas e em campo seguro. Ficar em casa sozinha com os 2 começava a ficar tranquilo com o tempo. Tudo era feito em dobro e sincronizado: escovar os dentes, merendar, tomar banho... Depois passei a dar saidinhas rápidas, deixar o André no colégio era o programa perfeito!
Sábado passado tomei coragem! Meu programa com André de quase todos os sábados desta vez incluiria o Igor, praia! ( fotos acima) E foi um sucesso. Exigiu uma certa dose de planejamento e alguns cuidados, mas todos sobreviveram e melhor, divertiram-se muito! E viva eu! Mãe de dois e saracutiando pela praia do futuro com meus pimpolhos lindos. Aí vai o checklist para você arrasar com os seus filhos menores de 4 anos pela cidade, sozinha e poderosa!
1. Não crie muitas expectativas, você pode precisar voltar para casa após 5 minutos de passeio... acontece.
2. Vá para um canto que você conheça bem e que saiba que terá algum apoio se precisar.
3. leve brinquedinhos ( pequenos!) distintos para cada filho para evitar briga.
4. Leve apenas o necessário para a sobrevivência: fralda, lencinhos umedecidos, água e bolacha.
5. Mais de uma bolsa, nem pensar!
6. Não abuse da boa vontade de seus filhos, faça passeios rápidos com filhos alimentados e descansados, isto é, de bom humor!
7. Coragem, isto ia ter que acontecer um dia.
Parece muita besteira isto que estou escrevendo. Como pode uma mãe fazer um alarde desses só para sair com os filhos? Tem gente que tem 7 e não ver o menor problema. Pois bem, tem gente com 7, com 5, com 11. Eu tenho dois, e sei dos dois que tenho. Sei das minhas dificuldades e limitações. Comemorarei minhas pequenas vitórias maternas dia-a-dia e compartilharei com vocês. Assim como compartilharei falhas, dúvidas e medos, dia-a-dia também.

4 comentários:

  1. Adorei! :) Sempre bom saber como funciona esta parte, na prática! rs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, conheci seu blog por acaso esses dias, e fiquei simplismente apaixonada, agora sou visitante assídua, ainda não sou mamãe, mas sonho muiito em ser e seu blog me fez crescer mais ainda essa vontade, é muito completo, dicas maravilhosas, tudo feito com muito carinho e dedicação, parabéns pelo maravilhoso trabalho! Dá pra ver que reina muiiiiiito amor na sua família, seus filhos são as coisas mais fofas!!! Mãe dedicada como você é muita inspiração para as mamães e para as futuras também... obrigada por nos ajudar!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada pelo comentário Taty. Invista sim na maternidade, vale a pena cada segundo :) Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Iusta cheguei no seu blog e fiquei surfando por aqui.. mas quando cheguei neste post POXA VIDA! que bacana! Descreveu do começo todos os meus sntimentos com a chegada do 2o filho, da culpa "controlada" de deixa-lo alimentado em casa até o momento em que a gente tem que se aventurar no mundao com eles dois. com um é facil facil facil. mas com 2! o bicho pega, mas vc explicou bem, tem que ir devagarinho! enfim adorei...

    ResponderExcluir