Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Letrinhas mágicas

Nossos filhos são esponjinhas nos primeiros anos de vida. Além de serem curiosos, desbravadores e ansiosos. Com o desenvolvimento cerebral a todo vapor, crianças de 0 a 5 anos nos surpreendem a cada dia com a rapidez com que captam conceitos. ( menos o conceito de "não" esse, mutas vezes, precisa de um empurrãozinho para ser assimilado :))
Às vezes passamos por lugares, vemos pessoas ou dizemos coisas e quando menos esperamos, depois de semanas, nosso filhos comentam o fato ou relembram exatamente a situação vivida. Mas atenção, toda essa memória e avidez por informação pode gerar situações constrangedoras. Falar mal de uma pessoa na frente do seu filho nunca é uma boa ideia: ele repetirá o que você disse, na cara da pessoa, com toda a sinceridade que lhe é peculiar!
Resumindo, crianças querem aprender! E aprenderão qualquer coisa que lhes for mostrado. Bom ou ruim. Estímulo é tudo que eles precisam. A escola nos ajuda bastante, mas em casa podemos ocupar nosso tempo com atividades educativas e seu filho nem vai notar que está aprendendo, a única coisa que ele vai saber é que está brincando com os pais e divertindo-se bastante!
Nessas ultimas férias, pude dedicar mais tempo ao Igor (1ano e 10 meses).  Chamava-o para brincar e ele logo corria para o quarto do irmão mais velho, cheio de brinquedos interessantes e bonecos engraçados. Um dia, ele conseguiu abrir uma bolsa verde onde eu guardava letrinhas de EVA. Fiquei logo com raiva, pensando na bagunça que ele ia fazer e todo o trabalho que ia me dá para juntar as benditas letras. A bagunça realmente ocorreu e precisei de um rodo para maximizar a limpeza, porém, fiquei surpresa em ver a rapidez que ele aprendeu algumas letras. Já que o estrago estava feito, comecei a mostrá-lo as letras e logo seu interesse cresceu por aquela nova brincadeira. Alguns dias depois, vi que Igor já identificava, sozinho, o P de papai, o M de mamãe, o I de Igor, o A de André ( sendo esta a predileta), o F de Fátima e o V de vovó. Hoje, abre um sorriso enorme ao encontrar o P no meio das dezenas de letrinhas e sai gritando PAPAAAAI correndo pela casa para entregar o P ao pai.
Meu menino é uma esponja! E adora absorver coisas novas.
Qual o sentido de ensinar as letras a uma criança de 1 ano? Encher o cérebro de coisas boas, úteis e necessárias em uma grande brincadeira.
Os limites são poucos e a quem acredite que a leitura deve começar realmente bem mais cedo do que fazemos no atual sistema de ensino brasileiro. André fez o infantil 2 nos EUA e na idade do Igor sabia todas as letras do alfabeta, contar até 20, as formas e as cores... Nunca havia parado para pensar que Igor é tão inteligente quanto André, só que ele é estimulado na escola de forma diferente, com outros conceitos e temáticas.
Caso você tenha interesse pelo assunto, dê uma olhada neste site do grupo "Your baby can" e veja o que eles tem a dizer e oferecer. Acho um pouco exagerado, mas... Serve para mostrar o quanto exploramos pouco e subestimamos os nosso pequenos.
E para animar as atividades em casa, aqui vai o site da loja "Meus brinquedos pedagógicos" onde você pode comprar muios brinquedinhos legais e estimular os neurônios do seu pimpolho!
Grande abraço e rumo aos números, formas e cores!

2 comentários:

  1. Justa, adorei o texto, como sempre :)
    Mas tenho uma opiniao um pouco diferente. Lógico que brincar de aprender letrinha é super legal e bem mais interessante que deixar o filho diante da tv. Mas sempre me questionei qual a necessidade e a efetividade de se ensinar a criança menores de 2 anos a decorar letras e números, porque na verdade, o que acho que façam é tao somente decorar que aquela "forma" se chama letra "A".
    Na prática vivenciei isso. Marina tem uma prima 6 meses mais velha que ela, e os pais exibiam com orgulho a habilidade da pequena (com 1 ano e 8 meses) em saber todas as letras do alfabeto. Eu nunca havia ensinado pra Marina e fiquei impressionada achando que a menina era super dotada :) Sem grandes estímulos a Marina leu ao final dos 4 anos, foi uma das 3 da turma do infantil 5 que foi considerada alfabetizada precocemente. Já a prima teve dificuldades na alfabetizaçao e teve que contar com ajuda de reforço escolar. Entao realmente fico na dúvida se isso funciona mesmo. Mas nao tenho dúvida que deve ser lindo ver um "bebe" dizendo as letras :) Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há dúvidas Kerol, todos temos histórias diferentes para contar. E como você mesmo disse, Marina foi uma exceção na turma. E no texto há muito mais que letras! Seja lá o que ensinemos, os bebes captam com uma habilidade impressionante. E isso é importante. Inicialmente decorando, depois criando significados e futuramente associando. De uma forma bem simplificada, o cérebro desenvolve áreas heterogeneamente, mais as que usamos e menos as que não precisamos. Isto é, estimular bebes desde cedo com uma diversidade de coisas só trará o bem, o benefício virá de alguma forma. Tapar os olhos de um bebe fará com que o cérebro perca a capacidade de processar as imagem, pois não foi dada a ele a oportunidade de aprender no tempo correto. Mesmo desvendados os olhos depois, a visão não voltará, e do ponto de vista do desenvolvimento cerebral, isso ocorre com outras funções também. O melhor que temos a fazer e aproveitar as janelas de máximo aprendizado, mal não fará!

      Excluir