Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mamãe volta já...

Falta 1 dia. Em 1 dia viajarei e passarei 8 dias longe dos meus meninos. Nunca, em toda minha existência, passei tanto tempo longe deles. Culpa, saudade, insegurança, medo, vontade louca de não ir mais... Tudo misturadinho dentro de um coração apertado de angústia.

Ah, claro...  A viagem sem dúvidas será ótima. E sim, as férias são merecidas, namorar faz bem ao corpo e a alma, e serei uma mãe mais feliz e melhor depois de curtir um tempinho para mim e Fábio.
Blá, blá, blá, blá... Tudo balela. Neste momento eu só quero ficar com meus filhos, protegendo-os. Não quero ir, sinceramente não quero ir. Sei que será maravilhoso, mas não quero ir!
Não quero mas vou. E vou amar a viagem, sofrer quietinha de saudade e preocupação, mas também aproveitar cada minutinho dos dias a dois a tanto tempo substituídos pelos dias a quatro, a cinco se contar a babá, ou a 273 se incluirmos os outros convidados da festinha infantil :)
Não me entendam mal, adoro festa infantil, gosto das comidinhas, dos risos frouxos, brincadeiras... Mas Xuxa e balão Mágico devem ser alternados com uma boa dose de Los Hermanos e Legião Urbana para garantir a sanidade. E a fanta uva no copo de plástico pode fácil fácil dar lugar á uma caneca de cerveja alemã.
E esse tem sido meu mantra, meu norte nessas últimas horas pré partida.  Tentando me convencer de que a separação será bem pior para mim do que para eles.
Tento nestas ultimas horas repassar a listinha de providências, algumas já tomadas, outras por tomar. Compartilho com vocês o checklist, pode ser de utilidade, se não no âmbito prático, no emocional. Ajudando a mostrar que outras mães sofrem como você, criando preocupações, inventando soluções para situações inimagináveis, organizando o que já é catalogado...E assim aplacar um pouco a angústia de está longe com a  sensação de dever cumprido, de casa arrumada e filhos felizes.

  • Antitérmicos e analgésicos comprados com doses para cada filho anotadas no rótulo
  • Visita ao pediatra em dia e antibióticos prescritos ( sim, os 2 estão doentes)
  • Supermercado feito incluindo as comidinhas preferidas dos dois
  • Picolé pardal estocado no freezer
  • Presentinho surpresa escondido para ser dado de prêmio por comportamento
  • Escola avisada e autorização de saída e entrada com a babá assinada
  • Avós apostos 
  • Programinhas culturais agendados com as vovós
  • Amigos médicos de sobreaviso
  • Lista de telefones úteis enormes nas mãos da babá
  • Conversa tida com os dois sobre a viagem ( com direito a choro meu e do André, Iguinho provavelmente não sabia o que estava se passando :))
Bem, acho que foi isso, no avião lembrarei de mais 1000 coisas, chorarei, ficarei triste...
Repetirei para mim mesma: Calma, respire fundo, o cordão umbilical foi cortado há alguns anos. Seja corajosa e faça esse sofrimento valer a pena, seja feliz!

Beijos a todos e agarrem bastante seus filhotes nesta semana por mim.

7 comentários:

  1. Nossa, Iusta. Este post foi feito pra mim! Também estamos de viagem marcada e tudo isto que você está sentindo sem exatamente como é. Fico imaginando quando faltar um dia pra nossa viagem também. Mas enfim, temos que encarar, né? Façam uma boa viagem e depois, quando chegar, escreva contando como foi a experiência! :) Super beijo!

    ResponderExcluir
  2. "Respire fundo...E calma..."
    Como você pode, além de tudo já citado, abandonar suas alunas com um tutor desconhecido? :O I'm kidding!!!
    Amor é um sentimento muito lindo mesmo, e amor de mãe então...ui! chega dói de tão lindo. :)
    deixar aquelas duas fofuras é de partir o heart, mas ao mesmo tempo é importante para o amadurecimento emocional de ambos. É o que eu acho, com essa minha pouca experiência.
    Bom, assim como igor e andré vou sentir sua falta!! :)
    Boa vigem, divirta-se.
    ah, você devia ter deixado chocolates com o outro professor, como presentinho surpresa por bom comportamento!!! ehehhe;
    beeijos.

    ResponderExcluir
  3. Faz algum tempo que a gente pensa em fazer uma viagem assim, mas ainda não criei coragem.... Julia já dormiu fora de casa algumas vezes, já foi passar fim de semana na praia com as tias sem a gente, mas deixá-la em casa sem nossa presença....... não sei se consigo...

    Boa viagem, curta bastante e depois nos conte como foi ficar separada deles. Talvez assim eu tome coragem!

    beijos
    Syl
    http://minhacasinhafeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aproveita, Iusta, e nos conte e nos convença que vale sim a pena deixar os pequenos um pouco para curtir a vida a dois! (e olha que coisa boa que deve ser abraço de filho morrendo de saudade...)

    ResponderExcluir
  5. Já passei por isso também... Esses dias encontrei um casal amigo almoçando sem a filha de 2 anos. Cumprimentei os dois e disse: "que bom sair só vocês dois de vez em quando, né? O único detalhe é que devem estar falando só dela..." Eles cairam na risada e em um misto de alivio e cumplicidades responderam "Ah... então não é só com a gente que isso acontece!"
    Boa viagem, Iusta! Quando a culpa vier, se perdoe, já que evitar a culpa é quase impossível!
    beijo

    ResponderExcluir