Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ufa, essa foi por pouco.


Mamãe, tu ainda usa fraldinha?
Eu? Eu não, meu amor. Só bebe usa fraldinha.
Não estou falando dessas fraldinhas, estou falando daquelas fraldinhas especiais.
Ah...

Há algum tempo, André viu absorventes na gaveta do meu banheiro e perguntou o que era aquilo. Respondi: São fraldinhas especiais que mamãe tem que usar às vezes.
Respondi e ele se contentou. Não se aprofundou no assunto. Achei ótimo.
Porém, pergunta de criança tarda mas não falha. Com uma curiosidade implacável, mente sempre aberta a coisas novas e neurônios fresquinhos para aprender, eles perguntam. Perguntam tudo.
Nós nunca estaremos preparadas o suficiente para responder e eles sempre irão escolher um momento inapropriado para perguntar. Fiz isso com minha mãe, ao perguntar inocentemente ( juro) o que era “gozar” quando tinha 11 anos de idade. Mas não perguntei em qualquer momento. Minha mãe tinha acabado de pegar um coleguinha da escola em casa para irmos fazer um trabalho juntos. Ela tinha que responder não para uma, mas duas mentes inquisitórias o que era gozar.
Nem me lembro da resposta dela, ela diz hoje que também não lembra, mas do frio na barriga que sentiu na hora ela lembra muito bem.
Perguntei sobre “gozar” pois havia ouvido em uma música do Lulu Santos. Imagine se nossos filhos começarem a perguntar sobre as letras das músicas de hoje em dia. Estamos perdidas!

Pois bem, sem motivo aparente André lembrou das fraldinhas especiais e perguntou:

Por que você usa essas fraldinhas especiais?

Tive que pensar um pouco antes de responder. Aparentemente não é nada demais, discorreria por horas sobre o eixo hipotálamo-hipofisário e as curvas dos hormônios ovarianos caso fosse um aluno meu, mas era um menino de 4 anos que perguntava sobre menstruação.
Resolvi arriscar a verdade, (que em geral acho ser o melhor palpite em qualquer situação) e falei:

Mamãe usa para não sujar a calcinha, pois a mamãe sangra um pouquinha durante alguns dias do mes. Isso acontece com todas as mulheres, não só com a mamãe. ( fiz questão de deixar claro que eu não era uma aberração da natureza, isso acontecia com todas nós J)

Fiquei ansiosa esperando a reação dele. Depois de alguns segundos ele indagou:

Sangue mesmo?
É meu amor, mas só um pouquinho e não doi.
Sem feridinha?
Sim.

Passados mais alguns minutos...

Isso acontece só com as meninas?
Isso mesmo, meu amor, só as meninas adultas.

André sorrio aliviado e disse:

Ufa, essa foi por pouco!

Eu também sorri aliviada e contente com minha escolha de falar a verdade.

Acho que me saí bem. Muitas coisas poderiam sair da minha boca. Escolhi a verdade simplificada. Deu certo desta vez. Tomara que continue assim nas próximas perguntas que com certeza virão. E vamos lá, encarar o crescimento dos nossos meninos de frente e da forma mais sincera possível.

Bom final de semana a todos!

3 comentários:

  1. Também dei a mesma resposta aqui pro Matheus, que eram fraldinhas de mamãe, mas pra minha sorte ele não se interessou muito. Talvez ele tenha achado normal que todo mundo usasse fralda ! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Falar a verdade sempre eh o melhor...nao vi nada de mais em falar sobre menstruacao para os meus meninos (na verdade um menino e uma menina) e tambem sobre o anticoncepcional, que chamamos de remedio para nao ficar gravida... o problema eh que eles vivem pedindo para eu parar de tomar o tal remedio... kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Meu filho até o momento só fez a primeira pergunta, e eu também, até o momento, só dei a primeira resposta... já peguei a dica caso ele me saia com a segunda pergunta sobre o assunto... hehehe

    ResponderExcluir