Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Princesas unidas jamais serão vencidas!!!


“Aqui em casa não entram princesas. São meio sem graça, meio molengas e, em geral, carecem de super poderes.”

Pois é, disse isso no Post “Mãe de meninos”. Ouvi algumas críticas por isso, como naturalmente sempre ouço. E as aceito de bom grado (as críticas, não as princesas molengas)

E ainda bem que tem gente mudando essa história. Os contos de fadas nunca mais serão os mesmos. E as princesas? Essas muito menos. 

Elas podem ficar meio chatas de tão politicamente corretas que serão. Até meio esnobes e donas da verdade. Mas uma coisa é certa: não pecarão por omissão e não esperarão sentadas até que o príncipe as salvem. Ao contrário, planejarão a própria fuga e traçarão o seus destinos.

Os vilões contra os quais elas lutarão também serão diferentes. Nada de dragões, bruxas e madrastas malvadas. Os vilões da modernidade são racismo, poluição, devastação, má alimentação...

E elas serão atuantes, determinadas, ativas, donas de si. E serão tudo isso “pero sin perder la ternura jamás”. Os vestidos serão lindos, cortes de cabelo super transados e sapatos... Bem, acho que aqui podemos dizer que eles serão apropriados, nada de cristal e muita rasteirinha.

Esse cenário foi idealizado por Setsu Shigematsu professora da Universaidade da California e mãe de duas meninas.
Idealizado e posto em prática! Ela começou a escrever uma séria de histórias infantis com princesas com um perfil que julgava mais apropriado e publicou de forma independente.

Parabéns a Shigematsu. Colocou a mão na massa, fez funcionar o que achava correto e virou uma verdadeira princesa moderna!

E, provavelmente, quando perguntarmos às nossas filhas (daqui a alguns anos) o que vem a cabeça quando falamos em princesas, a resposta seja diferente da atual e tradicional dita pelas duas meninas que figuram na reportagem sobre a iniciativa de Shigematsu :

"I think of princesses that have long hair," Ivana says. "They have pretty shoes."
"I think of princesses who have colorful dresses," Saya says.

Que tal: fortes, inteligentes, valentes, lindas, criativas, corajosas, sonhadoras, empreendedoras...

Para mais:
http://www.npr.org/2013/12/15/251157298/once-upon-a-time-the-princess-saved-the-environment ( a matéria que inspirou o post - link para ler ou escutar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário