Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sábado, 29 de novembro de 2014

Agora eu sou um rapaz, chupar o dedo nunca mais!



Igor chupa o dedo desde os 2 meses de idade  a despeito dos meus esforços e dos esforços da sua avó.

O dedo era seu consolo para a tristeza, para a ansiedade e para o cansaço.

Minhas tentativas de faze-lo parar tinham sido modestas até agora. Advertências, comparações com coleguinhas e recompensas não chegavam a funcionar sequer por um dia.

A lista de problemas trazidos pelo fato do Igor chupar o dedo só aumentava. Problemas com a dentição e com a conformação do palato, dificuldade em pronunciar alguns fonemas, calo no dedo... Além disso, Igor já estava com 4 anos...

Infelizmente, apesar de ter muitos motivos para parar de chupar o dedo, faltava ao Igor o mais importante: a motivação.

Tomamos a decisão de intervir, porém mudar um habito antigo de um filho exige disposição, coragem, paciência e uma boa dose de criatividade. Tínhamos que ter um plano...

Por orientação do pediatra, ficamos animados em tentar Mavala Stop. Mavala é um esmalte transparente que deixa um gosto ruim da boca quando a pessoa chupa o dedo ou rói as unhas. Mas minha cunhada advertiu-me que já havia tentando com a filha e não havia funcionado, pois logo ela aprendeu a tirar o esmalte do dedo.

Sabendo disso, aperfeiçoamos nosso plano.  O Mavala então contaria com a ajuda dele, o papai Noel. Nada melhor que um Guardião para nos ajudar nesta batalha! E foi aí que colocamos o plano em ação.

Há 4 dias, Papai Noel passou por nossa casa e deixou uma cartinha para o Igor. Ao lado dela, havia um presente.

“Querido Igor,

Tenho observado bastante você este ano. Vejo que você é um bom menino.
Já estou fabricando seu presente de natal porém, tive que passar logo por aqui pois vejo que você está crescendo rápido e ficando um rapazinho. Gostaria de lhe dizer que dedos de rapazes não são tão gostosos como dedos de bebês e talvez você estranhe o gosto do seu dedinho ao chupa-lo. Por causa disso, resolvi trazer um presentinho especial para você nesta noite. Aproveite, pois esses são os melhores pirulitos do polo norte.
Mande um forte abraço para o seu irmão e até o Natal!”

Passei o Mavala na unha do Igor cedinho da manhã, ele ainda dormia mas logo acordaria. Não demorou muito para que ele aparecesse chorando em meu quarto. Reclamou do dedo e do gosto ruim na boca. Demorou um pouco para que o acalmássemos. Fomos até a cozinha e demos algo para ele comer e tirar o gosto amargo da boca. Logo depois Igor percebeu a carta e o presente do papai Noel  em sua cama. Li a cartinha com ele e abrimos o presente. Eram pirulitos de todas as cores! Ele ficou maravilhado.

O menino que não tinha nenhuma motivação para parar de chupar o dedo transformou-se em um poço de força de vontade. Igor não questionou, reclamou, duvidou ou negociou com o Papai Noel.  Na verdade seguiu a risca seus conselhos e às 6 da manhã pediu para chupar o pirulito. Eu dei com um sorriso enorme no rosto.

Durante o primeiro dia Igor teve diversas recaídas. Como um ato quase involuntário Igor levava o dedo a boca. Logo percebia o gosto ruim e tirava rápido. Pedia o pirulito e ficava tudo bem.

O teste de fogo foi a primeira noite. Igor ficou bastante irritado e chorou. Fábio deitou-se ao seu lado para acalma-lo. Demorou um pouco mas ele adormeceu sem chupar o dedo. Acordou 3 vezes durante a madrugada choramingando, mas conteve-se rápidamente.

O segundo dia teve menos incidentes. Na verdade, a história de chupar o dedo e ganhar pirulito já tinha virado uma brincadeira. Neste dia, Igor contou orgulhoso a sua fonoaudióloga que tinha parado de chupar o dedo. A notícia foi muito comemorada.

Estamos há 72 horas do início do plano e tudo corre bem. Estou bastante aliviada pois imaginava dias e, principalmente, noites piores. Continuaremos renovando o Mavala à noite e como Papai Noel foi bem generoso na quantidade de pirulitos, estamos garantidos!

Igor agora é um rapaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário