Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Remédio!? Eca!


Qual argumento que você usa com seu filho para convence-lo a tomar o remédio? Nenhum? Ele toma numa boa sem reclamar dos antibióticos horríveis? Então, com certeza, você passa algum tempo do seu dia ajoelhada no milho agradecendo a Deus o filho que tem.
Pense num negócio ruim é tomar remédio. Vocês já experimentaram dipirona ou plasil em gotas? Se sim, sabem que seus filhos só aceitam bem essas gotinhas caso estejam com febre tão alta ou vômitos incoercíveis que não os deixem distinguir o bem do mau :)
Lembro das minhas orientações às pobres mães quando eu, inocentemente, como médica recém-formada e sem filhos dizia:
-A senhora dará esse antibiótico de 6/6 horas. O que significa 6 da manhã, 2 e 6 da tarde e meio noite. Além disso, a senhora lava o nariz com soro fisiológico e aspira com a perinha. Caso sua filha tenha febre a senhora pode usar o tylenol.
Eu devo está com muito pecado acumulado desta época. Para mim, o que importava era ter a prescrição perfeita, com os remédias corretos, porém não me preocupava com aquela pobre mãe, por tudo que ela ia passar para cumprir minha prescrição a risca.
Hoje, faria de tudo para não prescrever antibióticos com doses tão fracionadas. Se já é difícil seu filho tomar o remédio no meio do dia, imagine as 6 da manhã e a meia noite. Outra, você já agradece a Deus pelo seu filho ter conseguido dormir estando tão doente, por que, em sã consciência você o acordaria no meio da noite? E vocês sabem bem o quanto os meninos adoram lavar o nariz com soro. Aquela sensação de afegamento iminente é deliciosa.
Quanto ao tylenol... Gostaria de dizer que hoje sei, como mãe e não como médica, que o tylenol funciona em apenas 60% dos casos. Custava eu avisar a mãe que ela poderia alternar com dipirona ou ibuprofeno caso a febre não cedesse com tylenol?
Bem, esses são as minhas considerações de uma mãe de dois meninos em idade que nem dá pra convencer nem pra segurar. E lá em casa vale tudo para tomar o remédio: sorvete, presente, ida ao parquinho, banho de mangueira, musiquinha especial... Ah meu Deus, e ainda faltam 6 dias de antibiótico...

Um comentário:

  1. Acho que eh importante nao fazer drama demais, nem dar opcao de nao tomar! Comigo funcionou desde sempre... nunca tive problemas com remedios ou procedimentos, e olha q ja passei por todo tipo de medicamento, ressonancia, tomografia, cintilografia, queixo costurado, drenagem de furunculo.... vivinha!

    ResponderExcluir