Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A casa do amigo


Casa de amigo é assim.
A gente entra devagarinho, pisando com carinho. 
Meio desconfiado mas muito animado. Passinhos curtos casa a dentro.
Aos poucos distanciando-se da mãe e da velha rotina do dia.

Na casa do amigo a gente não sabe se pode. Não sabe se deixam.  Mas vai aos poucos fazendo o que quer. Logo descobre onde fica a água de beber, o brinquedo favorito e alguém pra socorrer.

A gente fica com um friozinho na barriga. Espiando cada cantinho com ar de explorador. Dentro do guarda-roupa, atrás da cortina e embaixo da mesa. Olhando pra cima e sonha com os brinquedos da ultima prateleira.

Na casa do amigo, bebemos água pra espantar a fome e colocamos um olhar cumprido para a despensa. A barriga ronca mas logo o barulhinho de talher na cozinha anuncia o lanche.

A casa do amigo sempre tem o melhor sanduiche de queijo e o melhor franguinho no almoço. Também tem uns sucos esquisitos. Lá a gente raspa o prato para ser educado.

Lá, a gente brinca do que o amigo quer, do que a gente quer e do que a mãe dele deixar. Mas nunca dá tempo de fazer tudo que gostaríamos. Por que o tempo passa tão rápido aqui?

Um dia eu ainda durmo na casa deste amigo...

Mas a campainha toca. Os pezinhos calçam a chinela esquecida no canto da sala. Cabecinha baixa com os olhos cheios de lágrimas. Um tchau discreto e encabulado para o amigo. Parece que a maré encheu e derrubou o castelo feito de dia bom.

Passado algum tempo...

A campainha toca. Corremos para abrir a porta. É o amigo!
Animados seguimos para o nosso quarto. O amigo vem atrás com passinho curto.
Dividimos nossos melhores brinquedos e matamos a curiosidade dele mostrando todos os cantinhos da casa.

Explicamos as regras. Não pode jogar videogame a tarde toda e jogar bola na sala só se for rasteirinha. E calma que já já a mamãe prepara um lanche gostoso.
Você vai ficar até tarde não é?
Por que você não dorme aqui?

...

Adoro o vai e vem de menino. Às vezes mando os meus, muitas vezes recebo os dos outros. Tem amigo de todo jeito, mas as descobertas são as mesmas e o dia é igualmente especial. O melhor é que no final do dia a gente sempre tem algo legal, um elogio que seja, para dizer para a mãe do amigo. E isso massageia o ego, alimenta a alma e é tal qual um dia inteiro de brincadeira.

Bom restinho de carnaval para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário