Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dica aos de primeira viagem


http://www.youtube.com/watch?v=1N12ZudskPA&feature=player_embedded

Acima você encontra um vídeo exemplificando o sucesso enorme que Dr. Karp faz nos Estados Unidos. E agora vou explicar meu envolvimento com ele.

Ao ficar grávida de André, meu primeiro filho, primeira gravidez, longe da família, em um pais de lingua estranha e costumes bem diversos daqueles com os quais cresci blá, blá, blá... Devorei vários livros sobre gravodez, parto vaginal e principalmente livros sobre amamentação e sobre como cuidar da melhor forma possivel de um recém-nascido.
Um dos livros que mais me chamou a atenção foi "the happiest baby on the block". Já gostei do livro pelo título, pois isso era ixatamente o que eu queria para satisfazer minha vaidade materna.
Pois bem, mas o livro me ensinou muito além... Ensinou-me o que a medicina nunca me havia mostrado sobre um recém-nascido e que parteiras e cuidadoras faziam há séculos por instinto ou por sabedoria herdada. (Aquele "pacotinho" no qual os bebês ficavam nas maternidades finalmente fazia sentido para mim.)
O grande desafio era acalmar um RN que nunca para de chorar. O que tradicionalmente chamamos de cólicas do final do dia e que Dr. Karp tenta desmistificar.
Os 5 "Ss" recomendados por ele, mesmo sendo feitos de forma amadora e com pouca pretenção de sucesso, economizaram-me muitas noites de sono, muitos estresses e muitos aperreios por certo. Swaddling, Side position, Shushing souds, Swiging and Suckling nesta ordem ou não acalmaram bastante André.
Recomendo a todos.

Aproveitem a leitura ou o DVD.

2 comentários:

  1. Oi Iusta

    Estudei no CMF com o Fabio e vi o teu blog no FB dele. Amo esse livro, usei com as minhas 2 filhas (hj com 4 e 2 anos). Essas tecnicas sao usadas e aprovadas. Boa dica!

    Nalu

    ResponderExcluir
  2. Não conheço este. O livro que me ajudou bastante nos primeiros meses foi o 'Soluções para noites sem choro'.
    Meu bebê está com 9 meses e minhas leituras agora se voltaram para o tema da alimentação. Pediatras realmente não entendem disso... Um fantástico é o 'Mamãe eu quero'.

    A propósito, sou irmã do Rômulo...ele me mandou o link do teu blog. Muito bacana, viu?

    ResponderExcluir