Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 18 de junho de 2013

A noite de um Brasil melhor

-->
Ou: A revolta do Tatu Bola.

Ontem a noite, a “historinha de luz apagada” já tinha tema certo. Não tinha Ben 10 ou Incríveis que roubassem a cena do povo brasileiro. A liga da justiça ia ganhar cara nova, a cara do povo! Como colocar meu menino para dormir em uma noite tão importante e não falar das dezenas de manifestações que ocorriam em todo país? Impossível não falar no assunto, mas COMO falar era a questão.

Inspirada pelo site “Recontando”, que adapta reportagens a uma linguagem mais clara e simplificada para que as crianças possam entender melhor,  contei a história do Fuleco. Que foi mais ou menos assim...

"Era uma vez um tatu bola chamado Fuleco. Ele era querido por todos e tido como um símbolo do nosso país. Ele era tão querido que foi escolhido para ser o mascote da copa do mundo de futebol.

Apesar de ser tão admirado, o Fuleco estava tendo problemas. Ele morava em Brasília, em um buraquinho muito bonito e bem cuidado. Tinha cerquinha branca ao redor do buraquinho, plantinhas pelo jardim e uma grande azeitoneira fazendo sombra. Sua casa ficava pertinho da casa da Presidente Dilma e da de outras pessoas importantes do nosso país.

Fuleco adorava onde morava, mas de uns tempos pra cá sentia-se mais incomodado com o que faziam com ele. Derrubavam sua cerca, ele reconstruía. Pisavam em suas plantas, ele replantava. Jogavam lixo em sua casa, ele limpava... Até que um dia cortaram sua azeitoneira, levaram embora sua sombra. Fuleco ficou muito triste e foi reclamar para a presidente Dilma, sua vizinha.

Ele era tão pequenininho que ninguém o escutava. Ou se escutavam, não o viam, pois nem olhavam pra baixo. Fuleco tinha que achar um jeito de ser notado, então teve uma ideia. Marcou uma reunião com os outros tatus bola da região. Fuleco ficou surpreso em saber que todos tinham problemas parecidos, e alguns tinham problemas até piores que os dele.

Então estava resolvido, eles iriam se unir para mostrar seus problemas e poderem ser ouvidos. Um só tatu bola é fácil de não ver, mas se forem muitos... E foi isso que aconteceu. Uniram-se mais de 300 mil tatus bola em todo o país. Já pensou?

( André interrompe a história: “só sei contar até 190 mamãe...”)

Fuleco e sua turma
Era muita bolinha junta, e rolavam de um lado para o outro, batendo nas coisas, fazendo barulho. Ficou impossível de não ver todas aquelas bolinhas. E assim Fuleco conseguiu dar seu recado, falar para a Presidente Dilma que tinham arrancado a sua azeitoneira, e já que estava sendo ouvido, falou da cerca, das plantas, do lixo..."

Agora é hora de dormir, amanhã a mamãe continua...

E espero de coração continuar esta estorinha por muitos dias, e que ela tenha vários finais e recomeços felizes. Depois ele lerá novamente nos livros de história, e reconhecerá a azeitoneira com o nome de “20 centavos”

Bons SONHOS a todos!!

4 comentários:

  1. Muito bom Iusta!
    Aqui em Brasília já tem algumas mães se mobilizando:
    Marcha das Crianças - Por um Brasil Melhor, dia 30 de Junho no Parque da Cidade.
    Bjos,
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juli, também ocorrerá em Fortaleza dia 30! Vamos lá, educação política para nossos pequenos!!!

      Excluir
  2. Iusta, sou colega do seu marido desde as épocas de Antares... e hoje, sua admiradora. Amo seu textos e a forma como conduz a educação de seus filhos ! Parabéns!
    Da fã,
    Iane

    ResponderExcluir