Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A cama dos pais.


Cama de mãe parece farol para marinheiro. É alento e lugar seguro.

É pra lá que os meninos correm quando tem medo, quando estão doentes ou quando estão genuinamente tristes. E eu pacientemente os devolvo para seus lugares, em suas camas. Converso um pouco, acaricio um pouco e dou mais um beijo de boa noite.
Não aderi à cama compartilhada e acho que fiz a escolha certa para a nossa família.
Aqui temos regras para o uso consciente da cama da mãe. Não confisco nem sonego carinho, apenas não compartilho minha cama com os meninos. Pelo menos não à noite. As crianças já sabem que não é permitido dormir em nossa cama. Aprenderam não sem muito esforço e persistência dos pais mas aprenderam.

Porém existem noites especiais, claro. Regras existem para serem quebradas e essa regra é muito gostosa de infringir. Uma dor de ouvido forte, um pesadelo horripilante, saudade do pai que viaja... Esses são bons motivos que nos levam a convidar os meninos para dormir conosco.

 Mas sabe quando é legal mesmo? Quando não tem motivo aparente, apenas a vontade de fazer daquela noite comum uma noite especial. Adoro dar a notícia:
-       Meninos, hoje vamos dormir todos juntos no quanto da mamãe e do papai!
Depois disso é apurar os sentidos para curtir a festa que eles fazem.

A noite em si é péssima. Durmo muito mal no espaço minúsculo que me resta na cama e levo chutes a noite toda. Geralmente o pobre do Fábio é expulso e dorme na rede. Mas gosto do despertar. Abrir os olhos e ver aqueles dois menininhos ressonando ao lado. Isso é bom.

Depois dessa noite, tento alinhar minha coluna novamente e voltar à rotina com os meninos. Cada qual no seu canto, aguardando a próxima noite especial.

Se as noites especiais são esporádicas, as manhãs especiais na cama da mamãe e do papai são bem mais frequentes! Todo final de semana escuto os pezinhos dando estalo seco no chão. Passinhos ligeiros com destino certo: a cama da mãe. Aí é festa. Rolamos, bolamos, fazemos sanduiche de gente, cabaninha, muita cosquinha, planejamos o dia, relembramos coisas legais...

Cama de mãe e pai é assim. Ponto de encontro, ninho, lugar cheio de segurança. Lá os monstros não ousam aparecer, os pesadelos somem, a febre baixa e a dor acalma. Cada casa com suas regras e costumes. Cada família com sua rotina. Mas o encanto da cama é o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário