Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Um dia eles vão embora

Um dia os filhos batem as asas, escolhem seu caminho. Neste dia sentiremos uma solidão imensa, uma sensação de abandono, até uma pontinha de ingratidão talvez. Gostaria de compartilhar um vídeo interessante que conta a saga de um pai e de uma mãe cuidando de seus recém -nascidos. Que, invariavelmente, crescem e vão embora. Meu preparo emocional para este dia, que com certeza chegará, não está lá muito bom pois chorei após ver o vídeo. Muitos recomendariam um bHCG pois só o maremoto hormonal da grávidez faria uma pessoa chorar com um vídeo de passarinhos :) Na verdade, me peguei esse final de semana dizendo a um amigo que achava que os filhos eram ingratos por natureza. Acrescento hoje que são cruéis por vocação e detectores hábeis do nosso estado de espírito. Sentem o cheiro da insegurança, da pressa, da tristeza e do desânimo. A crueldade muitas fezes vem da sinceridade nua, quase intocada pelos pudores sociais.
Em um dia triste, voltei mais cedo para casa, sonhando com o abraço do Igor e seu sorriso largo. Todos os dias ele corre ate a porta para me receber. Neste dia, ele não veio. Chamei, fiz graça... Nada. Precisava ser neste dia a falta de interesse. Será que o dia já não estava suficientemente ruim? No dia do meu aniversário André não quis cantar parabéns e soprar as velas comigo. Mau humor matinal exarcebado no dia do meu aniversário. Custa atender a mãe que o chamava com voz animada para soprar as velas com ela?
Pois bem, mãe é bicho sofredor. Sofre antes, durante e depois. Ao tentar engravidar, ao parir e ao despedir-se. E inúmeras vezes entre tais momentos. Filhos, os temos por que queremos. Por que achamos que o sofrimento é pouco e que a recompensa de um abraço apertado compensa todos os não dados. Por que a dor da saudade não compara-se a alegria do primeiro encontro no nascimento. Por que a certeza que só você pode consolar aquele choro as 4 da manhã leva embora qualquer sono, cansaço, tristeza.
Por que um dia eles hão de dizer que nos amam, e quando isso acontece, não há dia ruim que não se encha de alegria e sentido.
Que venha o sofrimento e muitos dias ruins. Hoje estou imune e preparada: André disse que me amava acompanhado de um abraço apertado e Igor iluminou meu dia com um sorriso cheio de carinho e afeto.









2 comentários:

  1. Que lindo, lindo mesmo. Acho que também vou fazer o Bhcg...rsrsrsrsr... filhos, filhos são mesmo sensacionais, pro bem, pro mal, fazem a gente melhorar, piorar, enfim, viver. Adorei! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Lindo!!! Sou sua admiradora a distância sem conhece-la.Admiro vc, super mãe, presente na vida de seus filhos, além de profissional competente e dedicada! Sucesso pra vcs q formam uma familia linda de viver!

    ResponderExcluir