Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

domingo, 20 de novembro de 2011

Um cheiro que só lá tem.

Lembro do pé de jambo na entrada da casa, do longo corredor, do barulho dos carros da Antônio Sales.  Lembro também do conjunto de vime da varanda e da mesa escura da sala de jantar. O livro de historias infantis com poucas figuras e muitas palavras que a mim pouco interessava, porém minha irmã lia atenta. Mas de tudo, tudo mesmo, o que me lembro mais é do cheiro. Só tinha lá. Mistura do cheiro do  sabonete que só meu avô usava, de pinho sol, de pasta de dente de uma marca estranha, de móveis antigos super limpos... Sei não, não sei explicar, mas esse cheiro era só da casa da minha avó.
Hoje vejo meus filhos na casa das avós, olhinhos atentos brilhando de curiosidade ao explorar o ambiente. O que há naquela caixa? Não pode mexer na cristaleira! Esse brinquedo era da minha tia quando pequena? Eles sabem do que só tem na casa da avó, tenho certeza disso. Tomar água nos copinhos com uma cor para cada neto. "O meu é o azul claro!!!" O almoço é no pratinho comprado com o personagem favorito. Sujou? Toma banho no banheiro da vovó, cheio de coisas diferentes para olhar. Enxuga com a toalhinha de bebê. Só a vovó lembra de enxugar entre os dedinho que já chutam a bola e pedalam bicicleta. E tem que passar perfume! Esse só tem na vovó. Como é bom sentir cheirinho de filho que passou a tarde na casa da vó... Os barulhos da casa da vovó, as merendas, as surpresas... Ao pegar André e Igor na casa da vovó, logo antes de passar da porta, os vejo de canto de olho. Sei que estão pensando em voltar, sei que estão se despedindo do cheiro que só lá tem. Volta correndo, dá beijo, e pede:  "Posso levar esse brinquedo para minha casa?" Avó deixa, como quase sempre ocorre. Saímos levando o brinquedo, saudades, banho tomado, barriga cheia... E o cheirinho? Não, o cheirinho só lá. Para sentir o cheirinho tem que voltar.

3 comentários:

  1. Sorella! Os livrinhos estao aqui! A Ceci le em doses homeopaticas... por que sao Grimm e Andersen no original... ou seja nao eh para os fracos!!!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo, Justa! Trouxe emoçao aos olhos e trouxe tambem lembranças de detalhes das casas das minhas avós. Detalhes que so olhos de neta percebem...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada com seu post.
    Minha Mãe não conheceu seus netos. Tenho certeza que se fosse viva sua casa seria lugar animado pelos netos, assim como era pelos filhos e sobrinhos aos quais ela sempre teve por perto. Tudo acontecia na nossa casa!!!
    Meu Pai hoje namora uma pessoa e mesmo não tendo casado parece que fez uma outra familia e mesmo procurando sua presença naturalmente ele segue sua "nova vida".
    A familia do meu marido foi completamente arrasada pelo divorcio dos pais...
    Situação mais triste que já vi na minha vida.
    Minha sogra ficou completamente desequilibrada com depressão e desagrega todo mundo. Joga os filhos um contra o outro...
    Meu sogro entregou-se ao álcool e morreu assim. Ninguém frenquentava sua casa, os netos ele não tolerava. Detestava criança!!! Coisa mais triste de dizer mais é a verdade. Meu filho pergunta pelo avô infelizmente invento historias...
    Minha sogra é inconstante, ora aceita os netos, ora não. Lá não existe casa da Vovó pode tudo, pelo contrário todos pisamos em ovos...
    Uma tristeza!!!
    Sinto muito meus filhos não terem essa referencia.
    Tive quando criança a casa das minhas duas avós que eram ótimas e das minhas tias.
    Divorcio é terrível, mas os adultos deveriam deixar os filhos e toda a familia fora desse sofrimento.
    Minha sogra fez 30 anos de divorciada, e meu sogro faleceu a tres anos e ainda assim vivemos esse drama.
    No caso do meu pai... Podemos construir uma vida nova, levando o que temos.
    Acho ótimo ele ter uma pessoa, mas sinto muita falta dele e gostaria demais que meus filhos convivesem com ele.
    Desculpa o aluguel do seu espaço!!!
    Adorei seu blog!
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir