Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Recordar é viver!


Foto e vídeo são fantásticos. Eles perpetuam o momento, nos deixam revivê-lo quantas vezes quisermos. Fazem voltar no passado, puxam lembranças do fundinho do baú, registram momentos especiais.
foto legal
foto perfeita
foto para unir gerações
Meu pai sempre gostou de fotografia, minha infância foi muito bem documentada em foto e vídeo ( quem não lembra do Super 8?) Mas minha mania por foto e filmes caseiros iniciou quando fui morar fora. Eu estava nos Estados Unidos, vivendo coisas únicas, brincando com neve, aprendendo a cozinhar, colhendo morangos e maças no pé... Tirar muitas fotos e fazer filmagens foi o jeito que encontrei de fazer com que minha família e amigos pudessem viver um pouco de tudo aquilo comigo. Mas não basta ter pilhas de fotos e vídeos esquecidos em um arquivo. Tem que selecionar, editar, ordenar... Tem que fazer a foto falar por si, contar sua história. O vídeo tem que transmitir a emoção daquele momento. Comecei a contar minha história em pequenos filmes caseiros. Aprendemos, eu e Fábio, a mexer no Movie Maker, programa de edição de vídeo da Microsoft. Aprendemos na marra, mexendo e assistindo tutoriais na internet. Fazíamos filminhos, gravávamos em DVD e enviávamos por correio para nossa família aqui no Brasil. Nossa vida ficou mais fácil com o YouTube, que nos permitia mandar filmes com maior rapidez. Migramos para a Apple, e tivemos que nos familiarizar com o iMovie. Transição tranquila, a produção continuou. Com o nascimento do André, os vídeos ficaram mais frequentes. Eu queria me gabar do filhote lindo que eu tinha, os amigos queriam vê-lo e a família, de longe, queria crescer junto com ele. Filme do nascimento, do primeiro mês, dos primeiros 6 meses... E assim por diante. Hoje André tem 4 anos e adora ver os filmes de quando ele era bebe. Igor com 1 ano e meio também já protagonizou seus primeiros filminhos. 
Fazer o vídeo é uma terapia, é reviver, ou melhor, é transformar a vida em um filme feliz. Tudo na sua ordem, história reinventada, só rostos contentes.
Para vocês se animarem, aqui vão alguns tutoriais. Depois de uma olhada rápida neles, é só colocar a  mão na massa. Dica: Se não mexer, não aprende!!!
Movie Maker: Aula da professora Adriana Sousa (http://www.scribd.com/doc/3482141/Usando-o-Movie-Maker) explicando passo a passo. Esse outro é o tutorial do site do microsoft (http://windows.microsoft.com/en-US/windows-vista/Getting-started-with-Windows-Movie-Maker)
Para o iMovie temos um vídeo no youtube que pode ajudar: http://www.videolog.tv/video.php?id=511723 e o próprio site da MAC ( http://www.apple.com/ilife/video-showcase/)
Bem, agora que você está equipada, tome coragem e edite os filmes que você fez do seu filhote desde que ele nasceu, tenha ele meses ou anos!
Algumas dicas:
1.Faça filmes curtos. 15 minutos no máximo. Mais que isso, você entedia a plateia :)
2. Intercale fotos e vídeos
3. Não enfeite muito nas transições entre fotos e vídeos. Corre o risco das imagens ficarem confusas
4. Seja criativo na trilha sonora!
5. Explore os efeitos e sons do programa utilizado.

Abraços e boa sorte na premier!

PS. Acrescentei  novo filminho na lista de Produções Caseiras... Infelizmente com alguns problemas na trilha sonora que estou teimando em consertar.

2 comentários:

  1. Não consigo ver :(,mas pelo que vi das suas produções caseiras do blog, já me parece profissional viu rsrsrs! É o que vc disse passa a emoção do momento... Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tá dando pra assistir....

    ResponderExcluir