Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Simplesmente e docemente 100

Este post está "guardado" há alguns dias... Ia publicá-lo quando percebi que este seria o centésimo post do Folga da babá. Fiquei 2 dias pensando em algo muito, muito especial para escrever na centésima postagem do blog. Não achei nada melhor que o artigo que tinha escrito originalmente. E como poderia? Ele contava como compartilhei algo que amo com meu filho, recebi a ajuda dele e ainda dei boas gargalhadas. De quebra, dava 2 receitas fáceis para fazer e comer com os filhotes. Então, aí vai o centésimo post, bem ao estilo folga da babá, simples e verdadeiro.

André, meio entediado, assistia Discovery kids. Eu, meio entediada, tentava limpar a área de trabalho do meu computador. Fome, hora da merenda. Idéia! Olhei rapidamente na pasta de receitas e achei uma receita perfeita para propor ao meu sous-chef André. Bolo tres leches.
- André, quer ajudar a mamãe a fazer um bolo?
Pulo do sofá, animação em pessoa. Crianças adoram sentir-se úteis e se gabarem do que conseguiram.
Untou a forma com pincel de cozinha ( adorou), viu as claras virarem claras em neve ( e gritou: Neve mamãe! É gelado?). Acrescentou os outros ingredientes á batedeira... Depois de 20 minutinhos, amou furar todo o bolo com o palitinho de churrasco e colocar encima a mistura de tres leches.
Oh bolo bom! Diversão garantida na cozinha.
Poucas coisas vão ser melhor que isso. Benefícios infinitos para mãe e filho. Terapia para mim, aprendizado e diversão para ele. Tudo em um só. Ah, ia esquecendo, e merenda gostosa para toda a família!
Aproveitem a cozinha com seus filhos, é um lugar mágico onde se aprende química, matemática, história... Onde se aprende a ajudar e a ser ajudado. A oferecer o que se fez a todos que você ama.
Aí vai a receita que eu e André arriscamos na cozinha. Tente essa e muitas outras!

  • Para a massa:
  • 4 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • Para a calda 3 leches:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 de leite de vaca
Modo de Preparo: 

  1. Bata as claras em neve, adicione aos poucos o açúcar, as gemas e a farinha de trigo junto com o fermento
  2. Unte uma forma e leve ao forno até que fique assado
  3. Enquanto isso bata os 3 Leches no liquidificador
  4. Com a massa do bolo pronta e ainda quente é só adicionar todo o creme dos 3 leches, faça furinhos na massa para que penetre bem, este bolo fica totalmente encharcado bem molhadinho depois leve a geladeira e pronto!

4 comentários:

  1. Muito bom esse post, Iusta :)
    Também adoro ensinar os meus a cozinhar... Beijo grande pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Iusta, só uma dúvida com relação a receita: seria 1 litro de leite de vaca ou 1 xícara?
    Deve ser mesmo uma delícia esse bolo...

    ResponderExcluir
  3. Oi Denisy, desculpe o erro, vou consertar no post. Vc usa a mesma medida que usou de leite condensado.( 1 lata, 1 xc...)

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga! Se eu fosse nascer novamente adoraria ser seu filho! Beijo grande e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir