Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Educar também é libertar


Meu menino correu rápido hoje. Ganhando fácil da colega que tentava acompanha-lo. Ganhando fácil dos carros que se amontoavam mal educadamente no engarrafamento. Ganhando fácil  da mãe com o passo pesado de quem tem que enfrentar um dia ruim.
Meu menino tinha a sua frente uma calçada livre, tinha com ele a energia dos 5 anos e tinha ao lado uma mãe confiante. E ele correu. Correu rápido e com o sorriso aberto.
À frente uma esquina movimentada. Vai e vem de carros conduzidos por pessoas já atrasadas e já impacientes às 7 da manhã. Ele ria, e corria. Acenava alegre para os colegas de escola ultrapassados.
A esquina logo ali, e eu distante observava confiante. Certa de que deveria deixar correr. Confiança em meu menino que procuro depositar todos os dias, como um ritual, um exercício de desapego e de preparação para o futuro.
Ele vai parar na esquina, não irá atravessar a rua sozinho. Foi assim que eu o ensinei, mostrei, conversei e dei o exemplo. É assim que deve ser.
Não posso segurar sua mão sempre e nem priva-lo de exercitar uma lição aprendida.
E ele ainda vai correr tanto... E eu quero deixa-lo ir rápido e feliz. Ensinar, educar, mostrar limites e depois deixar que ele os respeite. Livre, sem amarras.
Que seja sempre assim nas esquinas da vida.
Ele parou.
Nem sempre ele irá parar. Sei disso. Qual mãe não sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário