Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 23 de junho de 2015

O Teatro infantil não discrimina!


Por que ainda levo meu filho de 7 anos para ver Chapeuzinho vermelho no teatro?

Por que é teatro. Teatro infantil.

Saber o final da história não tira a beleza da peça. É como aquele livro que relemos mesmo sabendo o que vem na próxima página. Também não há idade nem gênero certos para ir a uma peça infantil.

Cada idade percebe a peça de uma forma diferente.  Interage, participa. Cria novos questionamentos e dilemas.

Dia desses, assistindo Aladim no teatro do Dragão do mar. Depois de ter assistido várias vezes em outras versões,  André se tocou que Aladim era um ladrão que roubava comida na feira. Ficou indignado. O herói da história era um ladrão?!  Perguntou se era verdade, ponderou, justificou e tirou suas próprias conclusões. A ida ao teatro gerou um papo cabeça super legal e  educativo.

No teatro podemos avisar que, na verdade, não é a vovozinha que está ali, e sim, o lobo mal. Na vida real, a gente nunca sabe...

No teatro infantil temos finais felizes. Estamos precisando de mais finais felizes hoje em dia! O teatro faz sonhar!

A história é sempre contada de um jeito diferente. Depende do dia, depende da plateia. Depende mais ainda do grupo de teatro que apresenta a peça.

Quem já viu Chapeuzinho vermelho com o grupo Catavento? É muito bom! Eu tenho 37 anos e ri e me diverti muito. Na escala de programas legais, esse ganharia 5 estrelinhas. Na verdade, Marcelino Câmara sempre agrada nos palcos. É de uma sensibilidade e humor cativantes.

Chapeuzinho Vermelho com a Comédia Cearense também é muito legal. Eles destacam o caçador como um dos personagens principais desde o começo da peça. Na verdade, ele é um faz-tudo que prende lobos nas horas vagas. A peça diverte  e conquista até os meninos de 7 anos, “quase rapazes” interessados em videogame e que chamas os jogadores da liga dos campeões da Europa pelo nome. 

O teatro é imprevisível, dinâmico e surpreendente até em peças da Chapeuzinho vermelho. Quem já viu Solange Teixeira interpretando a Chapeuzinho sabe do que estou falando. No palco do Celina Queiroz ela deu um show. Se tiver seu nome no cartaz da peça, pode ir que é diversão certa.

Falo do nome das companhias e, sempre que sei, falo também do nome dos atores para valorizar o trabalho, o dom e a disposição. Tem criança chorando e gritando durante o espetáculo e ainda assim eles brilham. Convidam, incitam e divertem crianças de todas as idades.

Voltando ao Aladim e à espontaneidade do teatro, as calças do gênio caíram no meio do espetáculo. Desastre? Que nada. Pura diversão. Carri Costa ( Companhia Cearense de Molecagem) usou o ocorrido para abrilhantar ainda mais sua apresentação. Os meninos falam até hoje e o reconhecem em outras peças: - Mãe, o pai da Bela era o Gênio do Aladim! Isso quando assistimos ao musical A bela e a fera no Teatro José de Alencar.

O teatro diverte mas também emociona. Já faz um bom tempo que assistimos “O som das cores” no teatro Caixa Cultural. A peça conta a história da menina Lúcia que perde a visão aos 15 anos e sai procurando seus olhos.  O espetáculo é lindo e de qualidade técnica impressionante, apresentado com bonecos pela Companhia Catibrum. Eu chorei, André chorou, Igor chorou. Os três abraçados ao final da peça.  A menina não encontra os olhos, mas encontra muitas outras coisas pelo caminho. Até hoje os meninos falam da Lúcia.

Pois bem. Continuarei levando meus meninos para o teatro infantil. Eles continuarão crescendo, desenvolvendo novos interesses, e eu continuarei comprando nossos ingressos. Sempre há o que aprender indo ao teatro. Desde o respeito à fila até aplauso ao final da peça.

André  era provavelmente a criança mais velha naquele domingo no Teatro Arena Aldeota para assistir à Chapeuzinho Vermelho. Notei e fiquei de certa forma constrangida, por mim e por ele. Porém, ao invés de não leva-lo mais, venho aqui para convidar a todos para irem conosco ao teatro!

O Folga da babá tem o compromisso de divulgar as peças infantis que forem aparecendo pela cidade. Fazemos questão de prestigiar o teatro. Acompanhe o instagram ( @folgadababa) e o facebook do blog para sempre receber noticias sobre peças infantis.  

Acompanhe também a programação dos palcos que estamos sempre visitando: Teatro Arena aldeota, teatro Sesc Emiliano Queiroz e Praia de Iracema, Teatro José de Alencar, Teatro do Centro Dragão do Mar de arte e Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste, Teatro Celina Queiroz, Teatro Nadir Saboya, Teatro da Praia, Viva escola de artes, Teatro Via Sul, Teatro Rio Mar, escola de atores Marcelino Câmara...

Se tem mais, vamos descobrir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário