Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

I wish you were here...


Achei que aquilo só existia em filmes. Enorme divã onde eu me deitaria e supostamente colocaria para fora todas as minhas angústias. Análises de minha infância, talvez até vidas passadas...
Arrisquei. Deitei, pensei... E agora? Falo sobre o que? Sobre o simples fato de que fui relembrada de que não estaremos aqui para sempre. Que a vida não é brincadeira, que o destino nem sempre é justo? Banalidades, todos já sabemos disso e não há terapeuta que mude tal realidade.
Ah... Entendi. Ele apenas me fará aceitar melhor os fatos, viver melhor na minha insignificância diante de fatos que fogem ao meu controle.
Mensagem recebida e continuo apavorada.
A idéia de perder a pessoa mais importante da sua vida não agrada a ninguém. Ou melhor, conviver com essa idéia é de apagar qualquer luz, nublar dias de sol.
Nesses dias cinzentos tenho pensado muito em imortalidade.  Atributo que deveria ser concedido a todos os pais e mães deste planeta. Temos tanto a ensinar aos nossos filhos... Não existe “intensivo” de educação. Não há amor substituto ao de pai e mãe que preencha vazios desta monta.
Penso se já ensinei o suficiente. Imagino André atravessando na faixa de pedestre, jogando o palito de picolé no lixo, não machucando seu irmão mais novo. Ensinei muito, mas não o bastante. Quero ensina-lo a chutar de trivela,  a beber com responsabilidade, a dirigir bem e a escolher um bom livro. Tanta coisa a fazer. Tantas fotos em família para bater.
Minha mais nova lição ensinada a André e já assimilada a contento por ele é que se mamãe for morar no céu, sentarei de camarote para assisti-lo viver. Minha mão delicadamente o guiará para o caminho certo, minha voz macia sussurrará no seu ouvido a melhor escolha. Quem sabe até não dou uma sopradinha para a bola que André chutou entrar no gol.
Me apavora a idéia de não estar, de não ter e de não ver.  Conforta-me a idéia de ganhar super poderes após a morte. Dane-se as religiões, seremos super mães e super pais para sempre.

9 comentários:

  1. ô Iusta, não sei o que está havendo, mas vejo a tristeza nas suas palavras. O que posso fazer por você daqui é rezar. Ter fé é o melhor que podemos fazer nestes momentos. Fica com Deus.
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Iusta,

    Mesmo de longe tenho acompanhado a caminhada de vocês e, acredite, orado a Deus para que tudo permaneça no viés de alta em que se encontra. Seu post me tocou muito, me deu nó na garganta, mas ao mesmo tempo foi muito suave e lúcido. Fé, querida!

    Beijos em vocês 4

    Bibi (amiga Carol)

    ResponderExcluir
  3. Iusta, também tenho muito esses pensamentos...A gente pensa que porque é mãe é onipotente e estará sempre ali com os filhos, ou pior, imaginar que algum deles possa não estar com a gente...Só nos resta rezar e pedir que não aconteça...como se isso bastasse! Tenhamos realmente fé em Deus e otimismo pra não nos abatermos por esses pensamentos! Vamos nos preocupar de observar a beleza da vida, nossos filhos, nossa família e curtir os momentos que, às vezes, mesmo com saúde, não apreciamos e eles passam por nós sem a devida atenção.

    ResponderExcluir
  4. Iusta, a imortalidade é um sonho de toda mãe. Não conseguimos imaginar deixar nossos filhos sem nossa presença protetora nesse mundo. Mas como não podemos alcançá-la, a angústia toma conta de nós sempre que esses pensamentos vêm à nossa mente. Não sei o que está acontecendo, mas serene sua mente: você estará sempre olhando por seus filhos e guiando seus caminhos, nesse plano ou em outro.

    Beijos
    Syl
    http://minhacasinhafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sei que é pouco, mas podem contar conosco, sempre. Armando

    ResponderExcluir
  6. Iusta, as suas mensagens sempre me tocam bastante, mas essa foi demais!! Ainda estou tentando engolir o choro!!! Conte comigo também!! Beijo grande!! Verinha.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de conhecer sua sogra e conversamos muito sobre o momento de vcs. Ela te admira de muitão e sabe que descobri que vc é uma pesoa muito abençoada e lembrada por Deus?
    Seu texto acima é lindo e como meu marido já havia me dito anteriormente, seu coração é puro e amável.
    Já orava por vcs através das "poderosas" e agora intensificarei minhas rezas por conhecer um pouquinho mais de cada um.

    Beijo grande

    ResponderExcluir