Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

10 dias da minha vida


Faz 10 dias que não escrevo, mas tanta coisa aconteceu. Poderia ter escrito bastante se destrinchasse meus dias um a um, 10 postagens, uma homenageando cada dia que se passou. Para alguns dias, o alimento da escrita seria a tristeza, para outros a saudade, incerteza, dúvida, alegria, reencontros...
Esses 10 dias foram assim para mim. Pego-me hoje pensando neles, detalhadamente sobre cada um, e assim, eles se tornaram especiais. Cada um a sua maneira. Os 10 dias iniciaram-se com morte, mas teve tanta vida dentro deles, tanta amizade, tanto a aprender...

Dia 1 de 10.
  • ·      Pré-carnaval com Luxo da Aldeia: Fui me divertir. Conversa de adulto, música de adulto e bebida de adulto. As crianças em casa com os filhos dos adultos com os quais eu me divertia, tropa reunida divertindo-se igualmente. ( por que os pais não cooperam mais neste sentido?)
  • ·      Morte do pai da melhor amiga: Vestir-se de coragem, furtar-se das lágrimas e abraçar uma amiga. Ajudar, estar, ficar, confortar....
  • ·      Falar sobre morte com o filho de 5 anos:
- Mamãe vai ter que sair novamente, amor.
- Por que mamãe, você acabou de chegar...
- O pai da tia Iane, vovô do Lucas e do Pedrinho, morreu. (engasgo) Foi morar no céu. Mamãe vai ficar com a tia Iane pois ela está muito triste.
- Tá bom.

Falar de morte com uma criança não é fácil. Ser direta e exata é a melhor saída. Na hora falei sem pensar, depois fui ler um pouco sobre isso, vi que realmente sinceridade parece ser o caminho.

Dia 2 de 10.
  • ·      Dia triste e longe dos filhos. Velório, enterro...


Dia 3 de 10.
  • ·      Livraria com os filhos, comprar livros novos para alegrar a alma. Alugar um clássico infantil para fazer cineminha em casa. A tarde, cinema ( de verdade) com André e a sobrinha. . .


Dia 4 de 10.
  • ·      Primeiro dia de escola para os meninos. Volta as aulas, e em sistema integral.

Misto de sentimentos depois de ter passado o semestre todo dedicando minhas tardes a eles. Alguns meses pesando e medindo pros e contras, eles voltam ao sistema integral e eu a trabalhar os 2 períodos.  Coração apertado mas confiante.

Dia 5 de 10.
  • ·      Manhã com a melhor amiga e sua família.

Depois de ter morado tanto tempo fora do país, ter voltado e ficado meio perdida, ainda sem achar o meu lugar por aqui, vejo que voltei para estar agora do lado da Iane. Confortando a ela e a mim.
  • ·      Trabalhar, organizar coisas, resolver pendências, planejar um mimo para a melhor amiga.


Dia 6 de 10.
  • ·      Organizar uma viajem rápida, cozinhar ( minha terapia), terminar de comprar material escolar. Cinema com o amor da minha vida a noite.


Dia 7 de 10.
  • ·      Viajem a fazenda do sogro com crianças e cunhada. Viver um dia diferente. Um vinho no final do dia e muita conversa sobre a vida alheia e sobre nossas próprias vidas... Sair da rotina faz bem, muito bem. Não que seja fácil largar a segurança do seu dia, mas forçar-se a sair da rotina, fazer um pequeno esforço pela alegria dos outros ( e pela sua) é fundamental.


Dia 8 de 10
  • ·      Volta a Fortaleza. Brincar com as crianças a tarde, descansar com um bom livro. Receber uma notícia boa, tão boa que enche o coração de esperança na vida. Comer um sanduiche com Lina e Tibério com gostinho de despedida na conversa. Rejuvenescer 10 anos no show do Barão vermelho!


Dia 9 de 10
  • ·      Acordar já cansada, cansaço bom. Contagiar-se com a energia do seu menino de 2 anos. Fazer supermercado com ele. Sessão nostálgica de culinária fazendo Cinnamon rolls. (As vezes me dá uma saudade da América... ) Ficar alegre por que deu certo! Levar filhos para contação de histórias, comer um açaí, cama.


Dia 10 de 10
  • ·      Trabalhar um pouco, ler um pouco, organizar-se um pouco. Despedida da cunhada, com-cunhado e sobrinha. Missa de sétimo dia emocionante, reencontrando amigos.


Quem dirá que esses 10 dias não foram especiais? Na verdade, parei para pensar nesses 10 dias, porem negligenciei tantos outros. Talvez se eu desse a cada dia a importância devida, eu qualificasse cada um deles como especial. Viver cada dia com determinação, dizer que ama a quem se ama, cuidar com carinho, planejar novos projetos, tentar resolver pendências. Se a morte repentina de uma pessoa querida não nos ensinar isso, o que nos ensinará?

Carpe Diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário