Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

domingo, 22 de junho de 2014

O album da copa, e da vida.


Ontem completamos o álbum da copa. Foi uma experiência bem legal. Diria até, surpreendente.
Não pensei que fazer um álbum pudesse ser tão educativo.

Primeiro o obvio, aprender sobre futebol. Os times, os jogadores. André só queria trocar as figurinhas dos grandes times, os campeões mundiais. Enquanto não completasse o Brasil não se aquietava. Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar provocaram euforia quando apareceram aqui por casa.
Aos poucos, André ia perguntando: Esse é bom papai? E esse time? Quem é o melhor desses dois? E aí, o repertório futebolístico do meu menino foi sendo significativamente ampliado.

....Que sensação boa a de abrir um pacote de figurinhas e avistar o escudo luminoso do Brasil...

Segundo, paciência... Contar as figurinhas que faltam e ver o número cair aos poucos. Sempre digo aos meus meninos: paciência e tolerância são essenciais para uma vida razoavelmente tranquila. E haja treino e autocontrole para adquirir essas virtudes.

Terceiro, aprendemos que nem tudo se compra ou vende. A gente pode trocar! Cooperando as pessoas ganham e todo mundo sai feliz. O álbum nos deu de presente a experiência maravilhosa de irmos à praça Portugal trocar figurinhas. Experiência meio bagunçada, é verdade, mas maravilhosa. Com paciência ( eu não disse que era essencial?) conseguíamos muito, sem gastar um tostão. E melhor, conseguíamos ver as pessoas se ajudando, crianças, adultos e idosos no mesmo barco. “Só faltam essas pra você?” “Ei, fulano, tu tem essas pra ajudar a moça aqui?”

Quarto... Pode repetir paciência? Só peço licença por que a virtude merece. Paciência para colocar na ordem as suas figurinhas repetidas, mais um vez, e de novo. E quando cai no chão e quando o vento leva tudo. Paciência para respeitar o tempo de cada pessoa. Devo dizer que não á fácil trocar figurinha com uma criança: elas olham devagar; não querem saber de números e sim de times e jogadores; ordem? Que ordem? e são impacientes! (Que pecado! Eu não disse que paciência era fundamental!)

Quinto, aprendemos a ajudar e a cooperar. E a aceitar ajuda, por que não? Tanta gente ajudou o André a completar seu álbum. Nesse mundo louco, receber ajuda gratuita é um alento.

Sexto, menos importante, quase irrisório. Mas como queremos sulgar do álbum tudo que ele tem a nos oferecer, então vamos lá. O álbum nos ajudar a não perder a mão na matemática e na escrita nessas férias. Ver os números, lê-los e escreve-los na lista de figurinhas que faltam, escrever o nome dos times e dos jogadores. Aprender geografia, descobrir sobre países que nem sabíamos onde estavam no mapa. Resumindo, aprender sempre alguma coisinha a cada dia!

Sétimo, aprender a curtir a vitória, a valorizar o que foi conquistado e a reconhecer a ajuda que tivemos.

E viva  esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário