Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

domingo, 5 de junho de 2011

E viva São João!

A pouco tempo fiz uma pesquisa aqui no Blog sobre roupas de São João. Perguntava quanto vocês já tinham pago por elas. Quatro pessoas responderam, 3 haviam gasto menos de 50,00 e 1 gastou mais de 100,00 reais. Pois bem, este ano, resolvi gastar menos de 10,00 reais! Quem quiser anotar a receita pode pegar lápis e papel:
1. Uma camisa ou vestidinho velhos ( de preferência lisa) R$00,00
2. Cola para tecido R$ 1,60
3. Retalhos com as cores preferidas R$ 6,20 ( o preço pode variar bastante)
4. Tesoura ( por favor, diga-me que você tem uma em casa!)
5. Muita imaginação ( se você não tinha, tenho certeza que com o parto você adquiriu bastante!)
As fotos do meu projeto são bem ilustrativas, mas aí vão a explicação detalhada e algumas dicas.
Consegui uma camisa de tecido com o priminho mais velho João. ( primo mais velho é tudo de bom, André herda muita coisa! E mamãe agradece!) Aproveitei uma ida ao centro da cidade e comprei pedaços de tecido ( o mínimo para a compra é 20cm) com padrões que achei legais e cores predominantes que eu gostava - azul e amarelo. Já tinha cola para tecido em casa ( sempre é bom ter para uma bainha de emergência) então aproveitei neste novo projeto.
O próximo passo foi cortar os tecidos em formas diferentes ( aqui cabem uma pitada de criatividade e um pouco de paciência). Cortei quadrados, triângulos, bandeirinhas de São João... Você tem total liberdade para criar! No caso das meninas retalhos em forma de florzinhas e lacinhos ficam lindos e eu ainda compraria botões e algumas fitas para enfeitar ainda mais aquele vestidinho que estava guardado no fundo do armário.
Antes de colar, coloque os retalhos da forma que você está imaginando na camisa e cheque se o resultado lhe agrada. Depois de decidir, é só começar a colar! A dica aqui é passar pouca cola. Cola para tecido cola rápido e é super segura, porém se você melecar demais o retalho, nem vai colar e ainda vai manchar a blusa. Se você precisar de um ajudante nesta etapa, tenho certeza que seu filho irá adorar construir a própria blusa de São João.
Boa sorte no seu projeto e contem-me o resultado nos comentários do Blog!

3 comentários:

  1. Ontem nas Lojas Americanas do Del Paseo, eu vi chapéis a partir de R$2,99, pacotinho com retalhos já prontos para colar na roupa e gravatinhas de chita por R$1,99.... Fica a dica!
    Deubia.

    ResponderExcluir