Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O lado negro da força

Eu sabia, eu sabia! Mas nada como a ciência para provar. Um estudo realizado por Rosemarie Sokol Chang e Nicholas S. Thompson mostrou que o barulho de uma criança resmungando pode incomodar mais do que barulho de uma serra elétrica. O estudo foi publicado no Journal of Social, Evolutionary and Cultural Psychology e comparou diferentes sons para saber o quanto eles atrapalhavam uma pessoa enquanto ela tentava fazer uma simples conta de subtração. O campeão? Menino reclamando, resmungando e choramingando. Pense num negócio chato. Chato é o adjetivo correto quando tentamos fazer uma operação matemática, insuportável seria mais apropriado ao nosso dia-a-dia. Para adequar o estudo a nossa realidade, tenho que acrescentar algumas variáveis: Dia inteiro de trabalho sacal, engarrafamento das 6 da tarde, fome de segundo dia de regime, TPM, levando seu filho chorão para uma festinha de criança para a qual você esqueceu de comprar o presente. E ai? Vai encarar? Eu, com certeza, preferiria uma serra elétrica funcionando a todo vapor no banco do passageiro.
As mesmas crianças que tanto amamos e nos orgulhamos nos tiram do sério rapidinho. E o fazem da forma mais perversa, acionando conexões nervosas super desenvolvidas em nosso cérebro. Não é à toa que não conseguimos nos concentrar quando nosso filho resmunga. Nosso sistema nervoso é "antenado" 24h para atender a nossos filhos. ( estou falando sério!) E se ele é ativado para tal, não sobra espaço para mais nada. Mesmo que tenhamos, voluntariamente, o desejo de não atender àquele choro de manha. Quem acorda primeiro ao menor gemido do seu filho a noite? Pois é, temos super poderes de fato, mas nem sempre isso nos ajuda.
Somos produto da evolução da espécie. Para protegermos a cria, priorizamos seus sinais de alerta e selecionar sons e imagens ligadas a ela, inconscientemente.
Mas continuemos evoluindo... Quem sabe, nas próximas gerações, não surja um botão que nos permita desligar nossos super poderes. A final de contas, não é bem um sinal de alerta e um risco iminente de vida quando nossos filhos choram durante horas por causa de um pirulito vermelho em forma de coração.

3 comentários:

  1. Nessas horas aqui em casa a Elis até já sabe... eu digo que sou da religião do "daime" porque começo a cantar... "Dai-me amor, dai-me paciência!" A serra elétrica seria mesmo um "canto de sereia"! rsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, é verdade. Menino chorando é o Ó! Nem coração de mãe fica imune...

    ResponderExcluir
  3. Hoje dei uns gritos furiosos no carro! Serio... eh o pior momento do dia: transito infernal e os dois tentando se matar no banco traseiro!!! Se tivesse um botao "eject" con certeza acionaria!

    ResponderExcluir