Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mulheres de salto, Homens de botas, chinelas, tenis...



Vou falar do que não entendo. Na verdade será mais um comentário sobre uma bela matéria que me foi indicada por um amigo. Esse sim, pode falar por conhecimento de causa, pai de um típico menino cheio de energia e também de uma menina linda, bem educada e super carinhosa. A matéria versa sobre diferenças entre homens e mulheres. De novo???
Todo mundo já está cheio deste papo. Mas achei interessante bater novamente nesta tecla para que nós mães façamos uma pequena pausa e reflitamos sobre nosso comportamento diante da educação dos nosso meninos e meninas. Como cita a matéria, as meninas são expostas, desde cedo, a universos limitados, papéis pré-estabelecidos e inseridas em atividades domésticas precocemente. Os meninos, por sua vez, expandem seus horizontes com atividades variadas e brincadeiras que exploram diferentes universos. Um exemplo muito bem dado pela matéria são as lojas de brinquedos, as diferenças entre o departamento feminino e o masculino. Bonecas e mais bonecas, conjuntos de maquiagem e de panelinhas dominam toda a sessão das meninas. Os meninos são agraciados com bonecos, bolas, carros, foguetes, armas de brinquedo. As meninas fantasiam-se de princesas. Os meninos transformam-se em super-heróis, em astronautas, cowboys... E vivem super aventuras para salvar a princesa que os espera no castelo.
Meninas e meninos são diferentes sim! Porém, a gente se empolga na separação e isso acaba sendo refletido na vida adulta, nos papéis ocupados na sociedades por homens e mulheres.
Ao chegar dos Estados Unidos, ansiosa para ver a nova sobrinha que havia visto penas ao nascer, corri para abraça-la, joguei para o alto e... Ela começou a chorar. Ela odiava ser jogada para o alto! Eu não sabia. Como iria saber? Para mim, todos as crianças daquela idade eram iguais, a tirar pelo meu filho André, que adorava piruetas, movimentos radicais e principalmente, ser jogado para o alto. Meninas não gostam de ser jogadas para o alto? Será?
Sofri na minha infância. Adorava carros e bolas, só ganhava bonecas e ursos de pelúcia. Agradeço ao meu pai que, talvez por não ter um filho homem, contentava-se com a filha para levar ao estádio e assistir a fórmula 1 aos domingos. Hoje, adoro cozinhar, cuidar da casa, criar meus filhos, escrever no blog, ir ao estádio ver o Vozão jogar, e sei muito bem quem foram Piquet, Prost, Mansell e Senna. Meu universo é maior e gosto dele assim.
Moral da história: Tirem os meninos de cena, deem uma espada para as princesas e soltem o dragão! Sua princesinha vai escolher se quer lutar ou gritar. Há beleza nos dois.

4 comentários:

  1. Tia Iusta...A clara odiava mesmo ser joagada pro alto naquela idade,mas hoje ela ama ser jogada,E AMA carrinhos....AMA de uma forma que eu nao consigo explicarnao sei pq eu sempre ADOREI ser a princesa salva pelo dragão:)! heeh. ELa ama...ssabado mesmo fomos na casa de uns amigos do Jr eelaficou brincando decarrinho com o Arthur....fazendo barulhinhos e tudo..mas acho q vc ta certa,vou me policiar pra abrir o universo da minha princesa;)!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga notrabalho,Priscilla que acho que se identifica muito com você e ela pediu pra eu te escrever pra falar da experiencia dela. Ela tb tem so uma irma e ela disse que sempre foi o menino da casa. DIsse que ela tinha uma boneca rale pra levar pro colegio so por que a mae tinha vergonha por que ela gostava mesmo era da Moto dela de fricção:)! E ela ama futebol,computadores, carros:).... Muito legal! MA

    ResponderExcluir
  3. Mas tenho certeza que ela sera uma maravilhosa mãe ! Voce tem razao, uma coisa jamais impedira a outra!

    ResponderExcluir
  4. Eba! Finalmente a Ceci resolveu sair do ballet e ir ao Karate! Primeira vitoria contra a geracao Barbie....

    ResponderExcluir