Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

crianças são crueis

Dia da criança- Dia marcado no calendário para ser MAIS feliz
Já disse algumas vezes aqui no blog, mas gostaria de repetir para aqueles que não se convenceram ainda: crianças são cruéis. Exercitam sua crueldade diariamente e sorrateiramente conquistam mais espaços. Despem-se de culpa e sentimentos de responsabilidade. São inconsequentes no sentido literal com respaldo da ciência, que diz que crianças até 4 anos podem não ter julgamento acurado das consequências de seus atos. Na hora de pedir são mestres! Quanto mais tem, e realmente não importa a quantidade, mais eles querem! Por favor, alguém me lembre disso todos os dias da minha vida! Nunca vamos deixá-los satisfeitos, não importa o que façamos. ( no máxima conseguiremos 24h de contentamento)
Alguém já fez o link?  Filhos insatisfeitos = mães frustradas!
Pois é, prognóstico sombrio, já que acabei de afirmar que eles nunca estão satisfeitos, nós, consequentemente, nunca teremos paz com nossa consciência.
Solução? Seguir o caminho mais difícil, que envolve choro (deles e nosso), dias tristes e  muita  conversa ( coisa que não é fácil de ter com uma criança).
Dizer "não" deve ser a regra. Dias especiais, aqueles que marcamos no calendário para termos uma dose especial de sorrisos devem ganhar "sim". Devem trazer mais luz ao quarto já iluminado.
Devemos ensinar a nossos filhos o valor das pequenas coisas... Mas como, se muitas vezes nós não sabemos o valor que elas tem?
Um dia tranquilo no trabalho, pausa para almoço com um bom amigo e no final do dia pegar os filhos sadios no colégio não nos anima tanto assim, por que animaria a nossos filhos?
Criar crianças felizes no dia-a-dia demanda mais esforços do que estamos fazendo. Demanda a nossa felicidade, o bom exemplo. 
Sejamos felizes primeiro, os filhos seguem o exemplo. Porém, andamos na contramão do tempo, esperando  aceitação e reconhecimento dos filhos. Conformemo-nos, eles não virão. Não agora.
Mais difícil do que eu imaginava, mais sofrido e mais complicado também. Erro e acerto.
Boa sorte com os seus pré-escolares. Ainda estou engatinhando nesta arte...
Uma semana feliz a todos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário