Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ele aprendeu na escola...

É vc quem vai segurar as pontas nos marcos do desenvolvimento!
Irmão mais velho como exemplo
O editorial da revista pais e filhos deste mês fala sobre a escolha da primeira escola do seu filho. Escolha difícil que nos perseguirá para o resto da vida. Conveniência, horários, plano pedagógico, estrutura, atividades extracurriculares oferecidas... Tudo conta. E mesmo assim, com tudo no checklist OK, se seu coração disser que não, a escola está fora do páreo. Visitei várias ao chegar no Brasil, usei critérios bem subjetivos na escolha e estou razoavelmente satisfeita. Sempre faltará alguma coisa na escola, o importante é não faltar o que você acha essencial na formação do seu filho e na viabilidade de uma rotina confortável para você. A incerteza na hora da escolha cresce a medida que colocamos mais e mais responsabilidade à escola. Criamos expectativas em demasia, acreditando que a escola transformará nossos filhos em cidadãos letrados, educados e com bom coração. Muita calma nesta hora! E nossa parcela nisso tudo? Não dá para fugir da grande parcela de responsabilidade na educação de pequeninos responsáveis, independentes e capazes de resolver com sucesso os problemas do dia a dia. Quando temos filhos em sistema integral de ensino, devemos tomar cuidado redobrado para não nos omitirmos de passos importantes na formação deles. Agora é a hora em que dou a mão a palmatória! Pego-me muitas vezes não escovando adequadamente os dentes do filho abusado de sono ao acordar pois sei que escovará outras 4 vezes na escola. Muitas vezes esqueço de olhar a atividade proposta para "casa" pois sei que já foi feita na escola. Poupo-me de brigar aos domingos por uma refeição a mesa e acabamos todos em frente a televisão pois sei que na escola, ele faz 4 refeições sentado educadamente a mesa. Esforço-me menos do que deveria aos finais de semana para garantir opções saudáveis de alimentação pois sei que na escola ele é bombardeado com alimentos nutritivos e saudáveis. Bem, tá bom de confissões. Já sinto-me a pior mãe do mundo :) 
Promover, em casa, ambiente que estimule o aprendizado

Mas a mensagem é clara, não adianta pagar uma escola super legal se não há exemplo e estímulo em casa. A escola a escolher, na verdade, é aquela que segue os mesmos princípios adotados na sua família, e que a listinha de prioridades na educação de seus filhos é contemplada. E como não existe escola perfeita, é em casa que aparamos as arestas, em casa que aplacamos a competição desenfreada, em casa reforçamos o certo e o errado.


Boa sorte nas escolhas, boa sorte nas arestas!

Fui ao dentista com André, dentes extremamente limpos e sem carie. Fui coberta de elogios pela dentista. Sorri sem graça, aceitei timidamente os elogios e, ao chegar a escola, transmiti os elogios a quem de fato merece: as professoras :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário