Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Pão, bonecos e papai noel


Tanta coisa acontecendo nesses próximos dias que não sei nem por onde começar. Mas duas delas merecem destaque especial: a Bienal do livro do Ceará e o SESI bonecos do mundo 2012.
 
Porém, irei começar com a chegada do bom velhinho nos shoppings de Fortaleza que já começa a acontecer esse final de semana. E tem chegada para todos os gostos, até de metrô.
 

A Bienal do Livro do Ceará  já começa amanhã e segue por 10 dias no Centro de Convenções do Ceará. Muita coisa legal acontecendo por lá, encantamento para crianças e adultos. O grande homenageado será a Padaria Espirutual. E vamos comer pão quentinho para alimentar a alma e o espírito. Olha o que eles dizem sobre o evento:
“A X Bienal Internacional do Livro do Ceará será palco de extensa programação que resgatará a história da Padaria Espiritual – movimento artístico cearense que em 1892 escandalizou a pequena Fortaleza com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de “rapazes de Letras e Artes” que se contrapunham a uma Fortaleza elitista,  influenciada pela Academia Francesa (1872).
Cento e vinte anos depois, essa importante agremiação cultural, formada por escritores, pintores e músicos, que obteve repercussão nacional, inspira a X Bienal Internacional do Livro do Ceará, que terá como tema “Padaria Espiritual: o pão do espírito para o mundo”.
Além da Padaria Espiritual, a X Bienal Internacional do Livro do Ceará homenageará a Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em 1922, em São Paulo, que também marcou época ao apresentar novas ideias e revolucionários conceitos artísticos.
A Bienal homenageará, ainda, os 150 anos de nascimento da escritora cearense Francisca Clotilde e os centenários do rei do baião, Luiz Gonzaga, dos escritores Jorge Amado e Nélson Rodrigues e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, genuíno representante da poesia popular nordestina”

Olhe abaixo o mapa do evento ( só para ter uma ideia da magnitude) 




Aqui vão os espaços para você já organizar sua visita neste mundo dos livros. Atenção para o espaço infantil! Programação completa aqui: http://www.bienaldolivro.ce.gov.br/programacao/
Pavilhão dos Estandes
Espaço destinado à exposição e venda de livros, que colocará à disposição das editoras infraestrutura moderna e acolhedora. São esperados mais de 100 mil títulos, que ficarão expostos em quatro setores distintos:
Espaço das Editoras Cearenses
Destinado às editoras do Estado, possibilitando aos editores a comercialização de suas publicações e exposição de seus catálogos para o grande público da Bienal.
Rede Nordeste do Livro
Leitura e Literatura, que reunirá as editoras do Nordeste.
Setor das Editoras Universitárias
Espaço conjunto para exposição e venda da produção acadêmica das editoras universitárias brasileiras e latinoamericanas.
Espaço das Editoras Nacionais e Internacionais
Área que concentrará as grandes editoras nacionais e internacionais.
Espaço Cariri Braúna de Cordel
Setor da literatura popular, que homenageará o padeiro Cariri Braúna, como era conhecido José Carvalho
Café Java
Antigo Café Literário, ponto de encontro dos padeiros, no final do século XIX. O Café Java será reproduzido no Centro de Eventos para que os atuais padeiros e amassadores se deliciem com um café regado a boa leitura, agradável bate-papo e recitais poéticos.
Espaço Frivolino Catavento
Destinado aos projetos da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará/APDMCE. Será dirigido aos pequenos autores, visando introduzir o lúdico no universo infantil e incentivar o contato com a literatura e a contação de histórias.
Arena Multicultural Luís Sá (Espaço Jovem)
Conexão entre a literatura e a tecnologia, que oferecerá ao jovem um mundo lúdico em sua própria linguagem. A programação terá bate-papos sobre temas como Fanzines, RPG, literatura fantástica, mídias sociais e blogs literários.
Espaço Cineclube
Com exibição de documentários sobre os homenageados e filmes adaptados de obras literárias, seguidos de debates e elaboração de roteiros.
Salão O Forno
De onde sairão fornadas de Contação de Histórias e Rodas de Poesia.
Biblioteca Provincial
Sala da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. O funcionamento da Biblioteca Provincial era uma das bandeiras da Padaria Espiritual.
Escola de Artes e Ofícios Itinerante
Terá oficina permanente de xilogravura e outros ofícios.
Espaço Infantil
Com oficinas, rodas de leitura, conversa com autores, exposições, teatro, shows, performances e narração de histórias infantis.
Rodada de Negócios
Célula de intercâmbio comercial e tecnológico, visando estimular parcerias e facilitar o acesso a novos mercados editoriais.

E não para por ai. Nós seremos premiados com 4 shows maravilhosos durante o evento e nossos pequenos ganharam um super espetáculo infantil com Palavra Cantada. Alguém vai querer ficar de fora? Vamos torcer apenas para a distribuição de ingresssos ( que serão gratúitos) ser organizada e que consiga contemplar a todos. Até o momento, a informação que temos é que os ingressos serao entregues no local e dia de cada evento a partir das 2 da tarde.


O Festival SESI Bonecos do Mundo promete ser bem interessante, fora do usual, diferente do que, nós e nossas crianças, estamos acostumados a ver. Por isso mesmo devemos fazer um esforço para incuir, pelo menos um dos espetáculos na nossa corrida agenda da próxima semana. Abaixo você encontra o que eles dizem sobre o evento e a programação aqui de Fortaleza.
O Festival SESI Bonecos do Mundo é mais um evento cultural patrocinado pelo SESI que, com iniciativa inédita, dissemina através de bonecos a riqueza cultural presente nas diversas regiões do Brasil, além da cultura de outros países. Maior festival de marionetes do País, o projeto nasceu em 2004 e já percorreu todas as 27 unidades federativas do Brasil, encantando as mais de 1,8 milhões de pessoas que assistiram aos espetáculos.
A programação completa pode ser vista no endereço: http://www.sesibonecos.com.br/2012/programacao/fortaleza/
O festival começa dia 14 de novembro, tendo espetáculos no teatro José de Alencar as 19 e 21 horas neste e nos 2 dias seguintes. No Sábado dia 17 e domingo dia 18 a programação ocorre a partir das 16 horas e segue até 22:00.  A grande atração do sábado será o show do Grupo Pato Fu com seu espetáculo Música de Brinquedo. Tudo isso é gratuito!

Aproveite! Bom espetáculo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário