Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Dias 4 e 5: Respirando historia


A cicatriz

Quando eu tinha uns 9 anos, minha mãe costumava rodar a cidade, mostrando-me nomes de ruas, pontos históricos importantes, praças, rio, lagoas... Eu odiava estudar geografia ( estudos sociais) no primário, e essa foi a forma mais efetiva que ela encontrou de me estimular. Deu certo. Ate hoje lembro-me da Lagoa da Precabura, maior da cidade – pelo menos na época- que minha mãe me havia mostrado e  que foi questão de minha prova final no colégio. 
Nesses dois dias, senti-me estimulada como poucas vezes antes. Berlim expõe a você o que só se viu nos livros, o que se imaginou existir. Cruamente mostra-nos o pior e o melhor do mundo, das pessoas.
A memoria
Meus meninos, não ha nada que substitua a experiência, o pegar e ver por si. Fotos, livros e professores me contaram os horrores da guerra, mas nada gritou mais alto do que ver, mesmo depois de 60 anos, os prédios marcados pelos bombardeios. (Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche) Os restos de um muro que tentou separar o mundo em dois são vistos como uma grande cicatriz por toda Berlim. Os milhares de judeus mortos pela intolerância e ganancia humanas nunca estiveram tão vivos como aqui, hoje, reencarnados nas grande pedras do memorial erguido a eles. (Stiftung Denkmal für die ermordeten Juden Europas)
A entrada
Mamãe pode falar, contar e mostrar fotos. Vocês lerão nos livros, serão cobrados , forcados a decorar os nomes das  principais cidades da mesopotâmia, mas aqui em Berlim, vocês poderão entrar na Babilônia pelo portão principal, por onde passavam os reis. Oferecerão suas próprias oferendas aos deuses gregos pisando nas mesmas pedras e sendo rodeados pelas mesmas colunas que as Helenas daquele tempo. ( Pergamonmuseum)
E para digerir tudo isso, que vocês possam apreciar uma boa cerveja e deixar pulsar o coração no ritmo das ruas agitadas de Berlim durante a noite. Que aprendam a respeitar as diferenças e a apreciar os contrastes. (Tacheles)
A digestao
Procurarei mais que tudo fazer com que tenham a melhor educação possível. E que isso inclua não só um bom colégio e um bom exemplo, mas também o ver, o pegar, e o sentir por si. Que venham muitas viagens a vocês meus amores, e que Berlim esteja no topo da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário