Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Na contramão da história?



A ciranda de Waldorf
Está na primeira página do NY times! 
Enquanto em Fortaleza 7 entre 10 outdoors falam de avanças tecnológicos e salas multimídia nas escolas, a capa do NY times traz escolas que usam o bom e velho lápis e papel. A reportagem refere-se a escolas com filosofia de ensino "waldorf". Depois de uma pesquisa rápida, descobri que tal estilo vem do movimento antroposófico, criado em contraposição a pensamentos materialistas no século XVIII. Seu criador, o filósofo austríaco Rudolf Steiner,  desenvolveu um currículo para atender a formação de crianças e jovens de modo a equilibrar três elementos: Corpo, Alma e Espírito. Estes relacionando-se com o Querer, Sentir e Pensar. O nome Wardolf vem do projeto piloto, pois a primeira escola a ser montada com essa filosofia foi feita para atender os filhos de trabalhadores da fábrica Waldorf-Astória em 1919.  Podemos pensar que seria fácil inserir tais escolas naquela época quando Larry Page e Steve Jobs não eram nascidos, mas e agora, nos dias atuais?  
Na verdade, existem mais de 160 escolas Waldorf nos EUA e 50 no Brasil.  Educadores seguindo esta linha acreditam que computadores não combinam com escola, sendo preferível aprender pelo movimento, criatividade e solução de problemas cotidianos. O lúdico parece ser parte importante na construção do conhecimento, e o currículo parece também mais abrangente com culinária, jardinagem, teatro e muita poesia e desenho. Aprender operações matemáticas ao repartir um bolo de forma a dar um pedaço a cada colega de turma parece uma boa idéia, não é? Pelo menos melhor do que apertar nos botões da calculadora
Quem vai na contramão da história, ou pelo menos, do aprendizado? 
Interessante que a reportagem do NY Times esclarece que o perfil dos pais que colocam seus filhos em escolas Waldorf está longe de ser pessoas com aversão a tecnologia, eles apenas acreditam que tudo vem a seu tempo. As bases do aprendizado matemático, gramatical e humano, independem do computador.
Poucos devem saber, mas aqui em Fortaleza temos uma escola Waldorf, a Micael.
Se você já achava a sua listinha de escolas a visitar grande, aí vai mais uma alternativa. 
Aí vai o contato caso vocês se interessem:
 
Escola Waldorf Micael
R Airton Borges Martins 233 Água Fria
Fortaleza 60813-580 CE Brasil
fone/fax [55 85] 3278.1382
info@micaelfortaleza.com.br 

Se tal filosofia não for muito a sua praia, pelo menos esse papo de movimento antroposófico e metodologia Waldorf vai fazer bonito em uma roda de mães na reunião de pais e mestres :)

3 comentários:

  1. No tempo que eu era Fonoaudiologa fiz um curso de Psicomotricidade na Escola Micael. Desde entao acho a proposta muito interessante - tanto eh que psicomotricidade era uma coisa importante para eles. Tantos jeitos de desenvolver a inteligencia que nao envolvem a obsessao por notas, provas e ser primeiro em tudo...

    ResponderExcluir
  2. Meu filho vai estudar na Waldorf Micael. Antes da decisão pela escola é marcada uma espécie de palestra em que uma das professoras mais experientes apresenta a proposta da escola fase a fase e, assim, tirar dúvidas. Depois os pais são orientados a conversar com a futura professora da criança.
    Além disso a Waldorf daqui de Fortaleza é linda! Vale a pena conhecer...

    ResponderExcluir
  3. Teoria musical, Jardinagem, Corte e costura fazem parte do currículo desde pequenos até maiores. Há quem chame a pedagogia waldorf de pedagogia da arte.
    O site da escola em Fortaleza: www.micaelfortaleza.com.br

    ResponderExcluir